A primeira pílula contra a queda de cabelo é aprovada nos Estados Unidos

Fonte: CENÁRIOMT

A primeira pílula contra a queda de cabelo é aprovada nos Estados Unidos
A primeira pílula contra a queda de cabelo é aprovada nos Estados Unidos FOTO:PIXABAY

Olumiant, um medicamento comercializado para artrite reumatóide, tem dado muito bons resultados em um tipo de queda de cabelo, alopecia areata, com recuperação de até 80% do cabelo. Os Estados Unidos já aprovaram o uso dessa pílula para tratar alopecia.

Existem muitos tipos de queda de cabelo . Agora foi encontrada uma solução para a alopecia areata , a mais comum das alopecias minoritárias, e que teve um impacto especial depois que se soube que Jada Pinkett, esposa de Will Smith , sofria disso.

O QUE É OLUMIANT?

A agência de medicamentos dos Estados Unidos (FDA ) acaba de aprovar o uso do baricitinibe como tratamento útil também para casos de alopecia areata. O baricitinibe é um medicamento que vem sendo usado desde 2018 em doenças inflamatórias .

Este medicamento para doenças inflamatórias dá bons resultados na queda de cabelo causada pelo próprio sistema imunológico

Este medicamento é comercializado pela Lilly Pharmaceuticals sob o nome Olumiant . Foi criado para tratar principalmente a artrite reumatóide . Também é administrado em casos de dermatite e já foi testado em pacientes graves de covid .

[Continua depois da Publicidade]

Agora, em um ensaio com mais de mil voluntários, foi confirmado que em casos de alopecia, o baricitinibe consegue uma recuperação de até 80% do cabelo .

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA

A alopecia areata, que afeta 2% da população , é caracterizada por causar pequenas calvas circulares , do tamanho de uma moeda grande. O culpado inicial é o nosso próprio sistema imunológico , que ataca os folículos capilares identificando-os erroneamente como inimigos.

É uma doença crônica e não houve tratamento curativo total. Até agora , os corticosteróides eram injetados em casos leves.

Quando a queda de cabelo foi generalizada, foram usados ​​corticosteroides ou imunossupressores mais potentes . Os resultados são pobres. Apenas 10% conseguem manter a melhoria .

Olumiant é o primeiro tratamento para alopecia à base de pílulas que atua em todo o corpo e não em uma área específica. Funciona como um inibidor . Bloqueia a atividade de uma série de enzimas responsáveis ​​pela inflamação.

Deve ser administrado de acordo com as indicações médicas. Existem alguns efeitos colaterais possíveis , incluindo dor de cabeça, acne e aumento de infecções respiratórias .

QUE RESULTADOS SÃO ALCANÇADOS

Os mais de mil voluntários que tentaram o tratamento tiveram pelo menos 50% de área de queda de cabelo . Eles se dividiram em grupos.

  • Alguns receberam 2 miligramas de Olumiant , outros 4 miligramas e outros placebo .
  • Em 36 semanas , até 35% daqueles que tomaram doses mais altas do medicamento tiveram 80% de crescimento capilar. 23 % no caso de doses baixas.

35% daqueles que tomaram as doses mais altas de Olumiant tiveram grande parte do cabelo de volta

Existem outros fatores que também influenciam a alopecia areata. Os mais significativos são os nervos . O estresse é um poderoso gatilho para o processo de queda. Há outras razões não tão claras. E da mesma forma pode ser interrompido.

  • É por isso que nos ensaios também havia um grupo entre 3% e 5% daqueles que tomaram placebo que também tiveram crescimento espontâneo do cabelo .

Em geral, sem medicação, quando a alopecia é leve , há chance de o cabelo voltar a crescer. Nos casos mais graves, em que se estende até não só ao couro cabeludo , mas também às sobrancelhas, axilas, região genital e cílios . É aí que este tratamento pode ser mais eficaz.

E AS OUTRAS ALOPECIAS

O medicamento atua sobre o sistema imunológico e sua atividade inflamatória. Se a alopecia não tem essa origem , esse tratamento não faz sentido.

[Continua depois da Publicidade]

Infelizmente para a maioria das pessoas com alopecia este não é o caso.

  • A mais comum é a alopecia androgênica . Afeta mais da metade dos casos de alopecia. Sua origem deve ser buscada em fatores genéticos, hormonais e no próprio processo de envelhecimento .
  • A outra forma mais comum de alopecia é o eflúvio telógeno . É responsável por 20% dos casos de alopecia. É causada por estresse, uma operação ou como efeito colateral de quimioterapia e radioterapia .

De qualquer forma , a queda de cabelo é um problema que não deve ser subestimado porque é generalizado. Pode causar forte impacto psicológico, com estresse e diminuição da autoestima .

É especialmente significativo no caso das mulheres . Como há proporcionalmente menos casos de alopecia entre eles, o impacto costuma ser maior .

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!