25.8 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 01 julho, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEA primeira pílula contra a queda de cabelo é aprovada nos Estados...

A primeira pílula contra a queda de cabelo é aprovada nos Estados Unidos

Texto por CENÁRIOMT

Olumiant, um medicamento comercializado para artrite reumatóide, tem dado muito bons resultados em um tipo de queda de cabelo, alopecia areata, com recuperação de até 80% do cabelo. Os Estados Unidos já aprovaram o uso dessa pílula para tratar alopecia.

Existem muitos tipos de queda de cabelo . Agora foi encontrada uma solução para a alopecia areata , a mais comum das alopecias minoritárias, e que teve um impacto especial depois que se soube que Jada Pinkett, esposa de Will Smith , sofria disso.


--Continua depois da publicidade--

O QUE É OLUMIANT?

A agência de medicamentos dos Estados Unidos (FDA ) acaba de aprovar o uso do baricitinibe como tratamento útil também para casos de alopecia areata. O baricitinibe é um medicamento que vem sendo usado desde 2018 em doenças inflamatórias .

Este medicamento para doenças inflamatórias dá bons resultados na queda de cabelo causada pelo próprio sistema imunológico

Este medicamento é comercializado pela Lilly Pharmaceuticals sob o nome Olumiant . Foi criado para tratar principalmente a artrite reumatóide . Também é administrado em casos de dermatite e já foi testado em pacientes graves de covid .

Agora, em um ensaio com mais de mil voluntários, foi confirmado que em casos de alopecia, o baricitinibe consegue uma recuperação de até 80% do cabelo .

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA

A alopecia areata, que afeta 2% da população , é caracterizada por causar pequenas calvas circulares , do tamanho de uma moeda grande. O culpado inicial é o nosso próprio sistema imunológico , que ataca os folículos capilares identificando-os erroneamente como inimigos.


--Continua depois da publicidade--

É uma doença crônica e não houve tratamento curativo total. Até agora , os corticosteróides eram injetados em casos leves.

Quando a queda de cabelo foi generalizada, foram usados ​​corticosteroides ou imunossupressores mais potentes . Os resultados são pobres. Apenas 10% conseguem manter a melhoria .

Olumiant é o primeiro tratamento para alopecia à base de pílulas que atua em todo o corpo e não em uma área específica. Funciona como um inibidor . Bloqueia a atividade de uma série de enzimas responsáveis ​​pela inflamação.

Deve ser administrado de acordo com as indicações médicas. Existem alguns efeitos colaterais possíveis , incluindo dor de cabeça, acne e aumento de infecções respiratórias .

QUE RESULTADOS SÃO ALCANÇADOS

Os mais de mil voluntários que tentaram o tratamento tiveram pelo menos 50% de área de queda de cabelo . Eles se dividiram em grupos.

  • Alguns receberam 2 miligramas de Olumiant , outros 4 miligramas e outros placebo .
  • Em 36 semanas , até 35% daqueles que tomaram doses mais altas do medicamento tiveram 80% de crescimento capilar. 23 % no caso de doses baixas.

35% daqueles que tomaram as doses mais altas de Olumiant tiveram grande parte do cabelo de volta

Existem outros fatores que também influenciam a alopecia areata. Os mais significativos são os nervos . O estresse é um poderoso gatilho para o processo de queda. Há outras razões não tão claras. E da mesma forma pode ser interrompido.

  • É por isso que nos ensaios também havia um grupo entre 3% e 5% daqueles que tomaram placebo que também tiveram crescimento espontâneo do cabelo .

Em geral, sem medicação, quando a alopecia é leve , há chance de o cabelo voltar a crescer. Nos casos mais graves, em que se estende até não só ao couro cabeludo , mas também às sobrancelhas, axilas, região genital e cílios . É aí que este tratamento pode ser mais eficaz.

E AS OUTRAS ALOPECIAS

O medicamento atua sobre o sistema imunológico e sua atividade inflamatória. Se a alopecia não tem essa origem , esse tratamento não faz sentido.


--Continua depois da publicidade--

Infelizmente para a maioria das pessoas com alopecia este não é o caso.

  • A mais comum é a alopecia androgênica . Afeta mais da metade dos casos de alopecia. Sua origem deve ser buscada em fatores genéticos, hormonais e no próprio processo de envelhecimento .
  • A outra forma mais comum de alopecia é o eflúvio telógeno . É responsável por 20% dos casos de alopecia. É causada por estresse, uma operação ou como efeito colateral de quimioterapia e radioterapia .

De qualquer forma , a queda de cabelo é um problema que não deve ser subestimado porque é generalizado. Pode causar forte impacto psicológico, com estresse e diminuição da autoestima .

É especialmente significativo no caso das mulheres . Como há proporcionalmente menos casos de alopecia entre eles, o impacto costuma ser maior .

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!


--Continua depois da publicidade--
Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
Em visita, parlamentar anuncia recursos para o Hospital São Lucas
julho 01, 2022
PROJETO SOCIAL
Famílias prestigiam formatura da 11ª turma do projeto Bombeiros do Futuro em Lucas do Rio Verde
julho 01, 2022
Em Lucas
Bombeiros combatem incêndio em armazém por quatro horas seguidas
julho 01, 2022
Lucas do Rio Verde
Secretaria Municipal de Saúde divulga alerta sobre toxoplasmose no município
julho 01, 2022