A hemofilia é uma doença hereditária? Veja tudo sobre isso agora mesmo

Você sabe a resposta? Veja agora mesmo em uma leitura breve

Fonte: REDAÇÃO

A hemofilia é uma doença hereditária? Veja tudo sobre isso agora mesmo
A hemofilia é uma doença hereditária? Veja tudo sobre isso agora mesmo - Pexels

Eu tenho certeza de que você já ouviu falar dessa doença, principalmente na televisão em novelas quando as mulheres estão em trabalho de parto e começam a ter uma hemorragia. Mas, afinal, mulheres têm hemofilia? Hemofilia é uma doença hereditária?

Bom, para saber esses e outros detalhes, acompanhe a nossa matéria de hoje, 17 de agosto, e fique por dentro dos principais assuntos acerca da doença. Não acredite em mentiras, fique com quem entende do assunto!

[Continua depois da Publicidade]

Leia mais: Como fazer um shot para imunidade? Confira se realmente funciona e tenha uma saúde mais forte

A hemofilia é uma doença hereditária? Veja tudo sobre isso agora mesmo
A hemofilia é uma doença hereditária? Veja tudo sobre isso agora mesmo – Pexels

Primeiramente, antes de entender se a hemofilia é uma doença hereditária, é preciso saber o que ela é, não é verdade? Assim, sabe-se que esta doença é caracterizada como um distúrbio genético que afeta a coagulação do sangue. Desse modo, em nosso sangue, encontramos diversas substâncias para especificidades diferentes. Dentre elas, existem as proteínas para os fatores de coagulação.

[Continua depois da Publicidade]

No entanto, existem 13 tipos diferentes de fatores de coagulação, que são fatores ativados apenas quando algum vaso sanguíneo é rompido, precisando que o sangue fique estancado. Portanto, ao ativar o primeiro, este envia uma mensagem de ativação do seguinte até que os 13 sejam coagulados.

Mas, no caso de quem possui a doença, essa ativação é interrompida e o processo de coagulação não pode ser realizado. Curioso, não é mesmo? Assim, além de tudo isso, saiba que existem dois tipos, A e B. As duas se distinguem, de modo breve, na gravidade, sendo a de tipo A a mais comum e moderada.

Agora, sem mais delongas, respondendo sobre a hemofilia é uma doença hereditária, a resposta é sim! Além de genética, ela é hereditária.

Por fim, muitos se perguntam se mulheres não podem ser portadoras de hemofilia, mas não é bem assim. A doença, de fato, atinge mais homens por conta disso: ela é relacionada ao cromossomo X, afetando os homens por possuírem um único alelo X (XY), enquanto as mulheres possuem dois alelos X (XX), o que divide as chances. Contudo, apesar de raro, mulheres podem ter a doença.

E então? Você sabia tudo isso? Acertou o seu palpite sobre a hemofilia é uma doença hereditária? Compartilhe a informação com seus amigos para todos ficarem sabendo mais sobre e, caso queira ter acesso a mais conteúdos, entre em nosso blog. Vamos amar ter você nos acompanhando diariamente!

Continue lendo: Fibromialgia, a síndrome da vez: saiba o que é e como identificá-la

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]