8 alimentos eficazes para aumentar a libido

Fonte: CENÁRIOMT

8 alimentos eficazes para aumentar a libido
8 alimentos eficazes para aumentar a libido FOTO:PIXABAY

Com o passar do tempo, um dos aspectos que mais sofre na vida sexual dos casais é o desejo. É comum passar temporadas mais ou menos prolongadas em que essa libido ou até desaparece.

No entanto, dado que os fatores que intervêm neste processo são numerosos e de origem diversa, as  soluções  que se propõem provêm de diferentes áreas, como  a psicologia ou a nutrição.

Neste artigo focamos na nutrição e como  a composição dos alimentos  pode intervir com maior ou menor influência no despertar e fortalecimento da libido.

  • A atividade sexual é regulada por  hormônios sexuais  (estrogênios, progesterona e testosterona). Estes são sintetizados no organismo e os alimentos podem influenciar o seu equilíbrio. Quando sua  concentração não é adequada , causa alterações funcionais. Pode até acontecer que o interesse em manter relacionamentos diminua.
  • Na galeria a seguir selecionamos alguns dos  alimentos  mais frequentemente relacionados à  ativação do desejo sexual .

Alimentos que desligam a libido

Uma boa alimentação é fundamental para manter níveis adequados de desejo sexual. No entanto, existem alguns alimentos que afetam diretamente os níveis hormonais ou afetam a circulação sanguínea, diminuindo o desejo sexual. Entre eles:

  • Carnes vermelhas.  As carnes são ricas em proteínas e zinco, mas também em gorduras saturadas que, em excesso, podem piorar a circulação sanguínea. Não devem ser consumidos em grandes quantidades.
  • Brotos de feijão.  Alguns autores acreditam que seu consumo excessivo pode causar baixos níveis de testosterona em homens. No entanto, existem estudos que mostram que não há relação entre a ingestão de soja e os níveis de testosterona.
  • alcaçuz _ Esta planta não favorece nosso apetite sexual porque contém fitoestrogênios, que afetam os níveis de testosterona e enfraquecem o desejo.
  • bebida . Consumido com moderação, não prejudica sua libido, mas se você beber demais, fique tranquilo que não vai te ajudar, pois o excesso de álcool no organismo pode causar problemas de ereção ou dificuldades para atingir o orgasmo.

Café

Beber 2 ou 3 xícaras por dia reduz o risco de disfunção erétil, de acordo com pesquisa norte-americana publicada na PLoS One . Embora, segundo os autores do estudo, sejam necessárias mais pesquisas para saber por que o café age dessa maneira, sua riqueza em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios pode estar por trás disso.

  • Embora o habitual seja tomá-lo sozinho, com leite ou com uma bebida vegetal, também pode adicioná-lo como ingrediente nas suas sobremesas (em biscoitos, tartes, flans, mousses…)

Granada

Tomá-lo em suco parece aumentar os níveis salivares de testosterona e melhorar o humor em homens e mulheres, diz um relatório das universidades de Edimburgo e Queen Margaret, ambas na Escócia.

  • Numerosos estudos mostraram os efeitos saudáveis ​​do suco de romã na circulação sanguínea , devido à sua riqueza em polifenóis (um deles é o composto antioxidante responsável por sua cor).

Morangos e framboesas

Tradicionalmente, ao consumo dessas pequenas frutas foi atribuída a capacidade de manter o desejo sexual. No entanto, não há estudos para apoiar essa crença.

  • De qualquer forma, preparar alguns morangos com suco de laranja para a sobremesa de um almoço ou jantar especial, além de ser leve e nutritivo, pode ser ideal para comemorar um aniversário em casal.

Frutos secos

Esses alimentos contêm propriedades que podem ajudar a melhorar o desempenho sexual graças à sua contribuição em minerais como zinco e magnésio .

  • Apenas um punhado de frutos secos por dia (nozes, pistácios ou amêndoas) para que, se o seu corpo for sensível aos seus efeitos, possa ver algumas melhorias na sua vida sexual.

Abacate

Uma vitamina que alguns estudos relacionam com o aumento da testosterona e, portanto, que pode afetar a melhora do nosso apetite sexual é a vitamina E. Este micronutriente é encontrado em quantidades consideráveis ​​no abacate .

  • Uma salada de quinoa com abacate ou uma pizza com pedaços de abacate por cima podem ser opções tão saudáveis ​​quanto originais que cuidarão da sua saúde sexual.

Melancia

Cientistas da Universidade do Texas (EUA) afirmam que a melancia tem propriedades afrodisíacas devido à citrulina presente em sua casca. Quando ingerido, o corpo o converte em um aminoácido chamado arginina , que estimula a produção de óxido nítrico e relaxa os vasos sanguíneos de forma semelhante a substâncias sintéticas como o Viagra .

  • Pode tomar como está ou preparar um delicioso gaspacho de melancia, bastando adicionar cerca de 500 g de melancia ao gaspacho habitual.

Ginseng

Os efeitos desta raiz parecem ajudar a estimular o desejo sexual e mantê-lo. Ou seja, favorecem a melhora do desempenho sexual. Isso é confirmado por um estudo da Universidade de Guelph (Canadá).

  • Sua ingestão leva a uma melhora na qualidade da ereção, alterações hormonais, aumento do fluxo sanguíneo e relaxamento do músculo liso cavernoso.

Hematoma

falta de desejo sexual pode estar associada a humores mais baixos e uma diminuição acentuada de energia. Nesses casos, a maca pode ajudar a melhorar a vitalidade e o desejo.

  • Você pode comprá-lo em ervanários , onde é vendido em pó e em cápsulas. Claro, antes de fazê-lo aconselhamos que você consulte um especialista para estabelecer a dose adequada em cada caso.

Açafrão

Em 2011, a Universidade de Guelph , no Canadá, realizou um estudo publicado pelo Journal of the Canadian Institute of Food Science and Technology. Neste trabalho, os cientistas encontraram evidências conclusivas da capacidade do açafrão de aumentar o apetite sexual.

  • A substância responsável por esses efeitos é a crocina , elemento presente no açafrão capaz de melhorar a disfunção erétil .

Ostras

Embora seja um dos alimentos que a maioria das pessoas associa ao despertar da atividade sexual, a verdade é que não existem estudos conclusivos a este respeito. Agora, seu alto teor de zinco pode ajudar a corrigir qualquer deficiência que possa estar impedindo a excitação.

  • Do ponto de vista psicológico, sua aparência semelhante ao órgão sexual feminino poderia estimular a imaginação e, em última análise, o desejo.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.