5 perguntas para saber se deve seguir uma dieta vegana, vegetariana ou flexitariana

Se você acha que deve reduzir o consumo de carne ou mesmo evitá-lo, este teste pode ajudá-lo a decidir qual dessas dietas é melhor para você

Fonte: CENÁRIOMT

5 perguntas para saber se deve seguir uma dieta vegana, vegetariana ou flexitariana
5 perguntas para saber se deve seguir uma dieta vegana, vegetariana ou flexitariana FOTO:PIXABAY

O que saber sobre a dieta vegana? Podem parecer iguais, mas as dietas vegana, vegetariana e flexitariana não são as mesmas dietas.

Todos os três compartilham a preferência por alimentos à base de plantas e provaram ser benéficos para a nossa saúde, pois ao reduzir as gorduras animais, o coração fica protegido e doenças como a obesidade são prevenidas. Além disso, eles são um bom recurso para proteger o meio ambiente.

Leia também: Os erros mais comuns que os vegetarianos cometem na dieta

Se você acha que deve comer menos carne ou prefere desistir, deve saber qual dieta é mais adequada aos seus princípios, seu estilo de vida e seus objetivos. Responder a essas 5 perguntas pode te ajudar.

[Continua depois da Publicidade]

Diferenças com a dieta vegetariana e vegana

A dieta vegetariana é composta de frutas, verduras, legumes, cereais ; Preferencialmente, não inclui produtos lácteos e/ou ovos (se incluíssem, falaríamos da dieta ovo-lacto-vegetariana), nem carne, peixe e marisco (há também a dieta pesco-vegetariana, que inclui marisco ). Além disso, tente realizar um consumo responsável e proteção do meio ambiente (por exemplo, escolhendo alimentos ecológicos ou orgânicos, frescos e sazonais e do país de residência). As razões pelas quais a dieta vegetariana é praticada podem ser várias: por motivos éticos, de saúde, religiosos, econômicos ou uma combinação deles . Ser vegetariano geralmente consiste apenas em seguir esta dieta.

O veganismo, por outro lado, vai além. É um estilo de vida que professa um profundo respeito pelos animais . Tanto que as pessoas que o seguem excluem de suas vidas produtos que envolvam exploração ou crueldade contra o reino animal . A dieta vegana não inclui carne, peixe, aves, ovos ou produtos de origem animal, como leite e mel. Da mesma forma, busca alternativas a produtos de uso diário cuja origem seja animal.

O que é a dieta flexitariana?

É outro modelo alimentar que opta por alimentos à base de plantas, mas não exclui a carne. Não é tão rigoroso como o vegetariano – ou vegano – pelo que facilita a vida social , por exemplo, incluindo produtos à base de carne ou peixe apenas quando comer fora de casa. Também é útil para aquelas pessoas que não podem nunca comer carne ou peixe.

Da mesma forma, a dieta convida os produtos de carne ou peixe a serem a guarnição e não o contrário. Por exemplo, um wok de legumes pode ser comido com algumas tiras de frango em vez de dois bifes de carne com três legumes ao lado.

Benefícios de ser um flexitariano

Além de facilitar sua vida e poder se manter fiel aos seus princípios, é uma alimentação saudável, pois inclui menos gordura animal, menor colesterol e mais fibras,  assim como a vegetariana. Além disso, ao introduzir, pontualmente, porções de alimentos de origem animal, o organismo recebe nutrientes que, caso contrário, deveriam ser suplementados. No entanto, seria conveniente falar com um nutricionista para tornar essa dieta mais equilibrada e que não ocorra déficit.

E é que as recomendações nutricionais para uma dieta equilibrada incluem o consumo de todos os grupos de alimentos, incluindo carnes e peixes. Mesmo assim, existem muitos estudos que indicam que uma alimentação vegetariana ou vegana bem organizada e balanceada, e para isso você vai precisar da ajuda de um profissional, pelo menos inicialmente, pode melhorar a saúde e até ajudar na perda de peso , menor risco de doença e até a morte.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).