26.3 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 25 setembro, 2021
InícioNotícias de São PauloItesp usa tecnologia com drones na regularização fundiária rural

Itesp usa tecnologia com drones na regularização fundiária rural

Atividade consiste no georreferenciamento de mais de 3 mil imóveis rurais na região do Alto Ribeira
Por CenárioMT, com informações do Portal do Governo

Atividade consiste no georreferenciamento de mais de 3 mil imóveis rurais na região do Alto Ribeira

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) realiza um trabalho de tecnologia em imóveis rurais da região do Alto Ribeira para regularização fundiária rural de pequenas propriedades.


--Continua depois da publicidade--

A atividade consiste no georreferenciamento que está sendo realizado com drones em mais de 3 mil imóveis rurais, em aproximadamente 50 mil hectares nos municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Guapiara, Ribeirão Branco, Apiaí, Itaoca e Ribeira.

O processo moderno utiliza a tecnologia de drones ou VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), com câmeras embutidas, de modo a obter imagens aéreas que são capazes de gerar dados georreferenciados com mais detalhes.

“O Projeto Fotocadastro está sendo executado com recursos do Governo Federal, por meio de convênio com a Fundação Itesp. O trabalho prevê a realização de serviços técnicos especializados de levantamento cadastral, diagnóstico fundiário e levantamento georreferenciado para fins de regularização fundiária”, salienta o diretor-executivo do Itesp, Claudemir Peres.

Fases


--Continua depois da publicidade--

Na etapa inicial, o trabalho de campo abrange as seguintes atividades: plano de voo, recobrimento aéreo, coleta de pontos de controle por GNSS, processamento das imagens aéreas, geração do modelo digital e ortorretificação.

Na sequência, serão realizadas instalações de marcos nas divisas dos imóveis rurais, georreferenciamento das suas coordenadas e complementação cadastral para fins de certificação e regularização fundiária.

Até o momento, a Fundação Itesp já promoveu o fotocadastro em quase 5 mil imóveis rurais, chegando a 208 mil hectares nos municípios de São Miguel Arcanjo, Ribeirão Grande, Capão Bonito, Guapiara, Ribeirão Branco, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Itaoca e Apiaí.

A regularização fundiária promovida pelo Itesp garante segurança jurídica às famílias beneficiadas, uma vez que assegura o direito à sucessão hereditária do imóvel. Leva, ainda, facilidade no acesso ao crédito, uma vez que os imóveis podem ser oferecidos como garantia de financiamentos.

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
[email protected]
(11) 3291-2612

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,338FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

PRESOS POR RECEPTAÇÃO
Polícia Civil de Lucas do Rio Verde recupera equipamentos avaliados em R$ 80 mil
setembro 24, 2021
CASO CÂNDIDO FERNANDES
Principal suspeito de homicídio de pioneiro luverdense é preso em Itaituba-PA
setembro 24, 2021
VIOLÊNCIA SEXUAL
Em Lucas: delegado autua em flagrante idoso acusado de crime sexual
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde inicia aplicação de 3ª dose na vacinação contra a Covid-19
setembro 24, 2021