22.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 23 junho, 2021
InícioMUNDOVirologista nega ter sugerido 'gabinete paralelo' e diz que propôs grupo para...

Virologista nega ter sugerido ‘gabinete paralelo’ e diz que propôs grupo para ajudar na escolha de vacinas

Por G1 e GloboNews

O virologista Paolo Zanotto afirmou à GloboNews nesta sexta-feira (4) que não sugeriu ao governo a criação de um “gabinete paralelo”, mas, sim, a formação de um grupo de especialistas para auxiliar o Ministério da Saúde “de forma independente”.

O grupo, diz Zanotto, teria a função de ajudar o governo a “escolher” vacinas a serem usadas na imunização da população brasileira, entre outras medidas. Segundo o médico, o Planalto não acatou a sugestão.


--Continua depois da publicidade--

Paolo Zanotto aparece no vídeo de uma reunião no Palácio do Planalto em que o presidente Jair Bolsonaro e médicos discutem medicamentos ineficazes e lançam dúvidas sobre as vacinas contra a Covid-19. O vídeo foi noticiado pelo site “Metrópoles” e, segundo o portal, a reunião ocorreu em setembro de 2020.

No vídeo, o virologista diz que é necessário “tomar um extremo cuidado” em relação a vacinas no país. Ele também conta que mandou uma carta a Arthur Weintraub, ex-assessor da Presidência da República, na qual teria sugerido a montagem de um grupo, um “shadow cabinet” (algo como “gabinete das sombras”) para ajudar o Executivo em temas relacionados a imunizantes.

Em entrevista à GloboNews, Zanotto declarou que, ao falar em “gabinete da sombra”, estava usando uma “figura de expressão”.

“Estão confundindo ‘shadow cabinet’ com ‘gabinete paralelo’. […] Ali é uma figura de expressão, não é um gabinete paralelo. Não era algo para ser feito à revelia, escondido. Muito pelo contrário. Usei da expressão no sentido inglês da palavra. Se cria um comitê de imunologistas e de vacinologistas para auxiliar, de forma independente, o Ministério da Saúde na escolha de vacinas. Ninguém é doido de propor uma coisa fora da lei”, disse Zanotto.

Ainda segundo o virologista, o grupo “tecnicamente” não existiu, uma vez que a ideia não foi acolhida pelo governo federal.


--Continua depois da publicidade--

“Para ser, de fato, um ‘gabinete paralelo’, você precisa ter, no mínimo, uma continuidade de atuação e uma montagem dele. Todas as colocações feitas não foram ouvidas”, disse Zanotto.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Lucas do Rio Verde e outros 27 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19
junho 22, 2021
SOB INVESTIGAÇÃO
Mais de 80 doses de vacina AstraZeneca desaparecem de PSF em Lucas do Rio Verde
junho 22, 2021