25.8 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 01 março, 2021
Início MUNDO Vereador é investigado por espalhar notícias falsas para indígenas de que a...

Vereador é investigado por espalhar notícias falsas para indígenas de que a vacina contra Covid-19 contém veneno

Por CENÁRIOMT COM INF. G1

O vereador Cláudio Lopes Augusto Kaxinawá (PSD), de 43 anos, de Santa Rosa do Purus, interior do Acre, é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF-AC) suspeito de espalhar fake News sobre a vacina contra a Covid-19.

O órgão federal recebeu informações de que o indígena teria dito que a vacina tem veneno e que quem toma morre três meses depois. Com isso, outros indígenas estariam se recusando a tomar o imunizante.


--Continua depois da publicidade--

A investigação do MPF-AC foi instaurada após o Distrito Sanitário Especial Alto Rio Purus avisar que estava encontrando resistência entre os indígenas para aplicação da vacina.

O MPF-AC deu 48 horas para o vereador se explicar sobre as acusações.

“Além de requisitar formalmente explicações, o MPF alertou Cláudio Kaxinawá especificamente sobre as penalidades que podem ser aplicadas a quem propaga informações falsas que podem causar alarme ao anunciar desastre ou perigo inexistente, causando pânico ou tumulto, bem como a possibilidade de o agente causador pagar multa civil e ficar impossibilitado de ocupar cargo público por até dois anos”, destaca.

O vereador negou as acusações e disse que já foi notificado pelo órgão federal. O indígena alegou que sempre trabalhou nas ações de saúde entre os povos indígenas e que apoia a campanha de vacinação.

“Sou a favor da vacina, isso é falso. Estou incentivando meu povo, como vou falar que a vacina é envenenada? Isso é tudo falsidade, estou respondendo isso porque é falsidade”, explica.


--Continua depois da publicidade--

O parlamentar foi um dos 12 indígenas eleitos no pleito municipal de 2020 em cinco cidades acreana. Ele recebeu 82 votos dos moradores de Santa Rosa do Purus e atua como segundo secretário da Câmara de Vereadores.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Vacina contra a Covid-19
Lucas do Rio Verde vacina idosos acima de 85 anos; confira as datas e horários
março 01, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: Prefeito (Miguel Vaz) e vice recepcionam novos médicos; entenda
março 01, 2021