O vereador Cláudio Lopes Augusto Kaxinawá (PSD), de 43 anos, de Santa Rosa do Purus, interior do Acre, é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF-AC) suspeito de espalhar fake News sobre a vacina contra a Covid-19.
O órgão federal recebeu informações de que o indígena teria dito que a vacina tem veneno e que quem toma morre três meses depois. Com isso, outros indígenas estariam se recusando a tomar o imunizante.
--Continua depois da publicidade--
A investigação do MPF-AC foi instaurada após o Distrito Sanitário Especial Alto Rio Purus avisar que estava encontrando resistência entre os indígenas para aplicação da vacina.
O MPF-AC deu 48 horas para o vereador se explicar sobre as acusações.
“Além de requisitar formalmente explicações, o MPF alertou Cláudio Kaxinawá especificamente sobre as penalidades que podem ser aplicadas a quem propaga informações falsas que podem causar alarme ao anunciar desastre ou perigo inexistente, causando pânico ou tumulto, bem como a possibilidade de o agente causador pagar multa civil e ficar impossibilitado de ocupar cargo público por até dois anos”, destaca.
O vereador negou as acusações e disse que já foi notificado pelo órgão federal. O indígena alegou que sempre trabalhou nas ações de saúde entre os povos indígenas e que apoia a campanha de vacinação.
“Sou a favor da vacina, isso é falso. Estou incentivando meu povo, como vou falar que a vacina é envenenada? Isso é tudo falsidade, estou respondendo isso porque é falsidade”, explica.
--Continua depois da publicidade--
O parlamentar foi um dos 12 indígenas eleitos no pleito municipal de 2020 em cinco cidades acreana. Ele recebeu 82 votos dos moradores de Santa Rosa do Purus e atua como segundo secretário da Câmara de Vereadores.
- Polícia Civil conclui inquérito sobre morte de digital influencer e indicia cirurgião plástico por homicídio culposo
- Câncer de útero: mulheres devem ficar atentas a sinais mesmo em meio à pandemia
- Jovem com câncer morre 10 dias após realizar sonho de se casar; 'O amor verdadeiro existe', diz irmão
- Rede estadual de ensino do Rio volta hoje às aulas
- Rio vacina idosos a partir de 79 anos até quarta-feira