25.2 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 28 outubro, 2020
Início CENÁRIO AGRO Uso de fontes renováveis no Brasil é três vezes maior que o...

Uso de fontes renováveis no Brasil é três vezes maior que o mundial

Energia solar cresceu 92% em 2019 no País
Por CenarioMT

No Brasil, as fontes renováveis de energia alcançaram uma demanda de 46,1% de participação na Matriz Energética, um aumento de 0,6 ponto percentual em relação ao indicador de 2018, segundo o Ministério de Minas e Energia. As fontes de energia renováveis incluem a hidráulica, a eólica, a solar e a bioenergia. O indicador brasileiro representa três vezes o mundial.

A demanda total de energia chegou a 294 milhões tep, mostrando crescimento de 1,4% sobre 2018, acima da taxa do PIB (1,1%), e respondendo por 2% da energia mundial. A energia solar cresceu 92% e a eólica, 15,5%, fontes que, somadas, contribuíram com 50% do aumento da participação das renováveis na matriz.

O desempenho do setor de energia em 2019 chama a atenção em três importantes resultados: crescimento do consumo das famílias, renovabilidade e segurança.

O consumo residencial de energia elétrica cresceu 3,5% e o consumo comercial cresceu 4,5%. O de biocombustíveis líquidos no setor de transportes (etanol e biodiesel) teve crescimento de 11%, chegando a uma participação de 25,1% na energia total do setor, indicador 8 vezes maior que o mundial.

No indicador de segurança energética, o Brasil que historicamente foi dependente de importações de energia até 2017, em 2018 teve superávit de 1,4% e em 2019 este superávit aumentou para 4,9% (produção primária acima da demanda total). Os aumentos de 7,6% na produção de petróleo e de 9,5% na produção de gás natural foram determinantes no melhor superávit de energia.

Os indicadores fazem parte da Resenha Energética Brasileira de 2020, tendo como fonte de dados o Balanço Energético Nacional do ano base 2019 (edição 2020), concluído pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com a cooperação do Ministério de Minas e Energia e as Empresas e os Agentes do Setor Energético.

Com informações do Ministério de Minas e Energia



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Acusado de matar professora em Nova Mutum, empresário vai a júri popular

Está marcado para o dia 04 de dezembro de 2020 o júri popular que irá condenar ou não, um empresário de 31 anos, principal...

Athletico-PR x Flamengo: duelo de estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira

O duelo de rubro-negros agita a noite desta quarta-feira (28). Athletico-PR e Flamengo estreiam na Copa do Brasil às 21h30 (horário de Brasília), na Arena...

Fique atento com interdição parcial de pista na BR-163/364 nesta quarta-feira

A Concessionária Rota do Oeste informou nesta quarta-feira (28), que, entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista...

Cuiabá vence o Botafogo pela Copa do Brasil

O Cuiabá foi até o Nilton Santos, na noite desta terça-feira (27), e levou a melhor diante do Botafogo, pelo jogo de ida das...