20.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 16 abril, 2021
InícioMUNDOTaxa de transmissão cai no DF, mas ocupação de UTI continua alta

Taxa de transmissão cai no DF, mas ocupação de UTI continua alta

Segundo o governador do Distrito Federal, o índice de transmissão do novo coronavírus caiu; ainda não há informações sobre prorrogação de restrições.
Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Distrito Federal tem reduzido a cada dia o índice de retransmissão do covid-19. O chamado Índice RT traz a estimativa de quantas pessoas são infectadas por um portador do vírus. Se o índice estiver em 1, significa que um portador transmite o vírus para apenas uma pessoa. Quanto maior o índice, maior o número de contaminados por esse portador. Atualmente, segundo o governo do DF, o índice está em 0,93.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, decretou o fechamento do comércio e de atividades não essenciais em 1º de março. Na ocasião, a taxa de transmissão do vírus, ou Índice RT, estava em 1,38 e 92% dos leitos de UTI estavam ocupados. No dia 19 de março, Ibaneis prorrogou a medida. Desde o início do mês, com o início das restrições, o Índice RT passou a cair. A princípio, a restrição imposta pelo governo encerra na próxima segunda-feira (26). Não há informações se Ibaneis fará nova prorrogação.


--Continua depois da publicidade--

“O Governo do Distrito Federal esclarece que todas as medidas tomadas para combate ao coronavírus são baseadas em avaliações de especialistas, critérios científicos e dados técnicos. A situação é monitorada pelo governo todos os dias, em tempo real. Quaisquer alterações nos protocolos vigentes serão publicadas no Diário Oficial”, afirmou a assessoria do governador, em nota.

Ao prorrogar o decreto, no dia 19, ele afirmou que “começará a liberar os setores prejudicados” se não houvesse piora nos índices de covid. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública está em 96%. Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES), foram registrados 1.805 novos casos nas últimas 24 horas.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

NOVO DECRETO
Em vídeo, Miguel Vaz fala sobre novo decreto e pede atenção da sociedade para prevenção a covid-19
abril 15, 2021
GERAL
Moradora de Lucas do Rio Verde ganha R$ 10 mil no sorteio do Programa Nota MT
abril 15, 2021