22.6 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 07 março, 2021
Início MUNDO INTERNACIONAL Superterça: Joe Biden vence em estados do Sul; Bernie Sanders espera ampla...

Superterça: Joe Biden vence em estados do Sul; Bernie Sanders espera ampla vitória na Califórnia

Por G1

Os primeiros resultados desta Superterça do Partido Democrata indicaram que o ex-vice de Obama, Joe Biden, confirmou a vantagem nos chamados estados do Sul e permanece vivo na corrida à Presidência dos Estados Unidos.

Até as 6h30 (horário de Brasília), Biden vencia em nove estados, enquanto Sanders aparecia como vencedor em outros três.


--Continua depois da publicidade--

O senador Bernie Sanders saiu na frente no Texas — um dos estados mais importantes desta Superterça —, mas viu Biden empatar ao longo da apuração e, mais tarde, ultrapassá-lo e vencer. Assim, Sanders precisaria de uma ampla vitória na Califórnia, onde 415 delegados serão atribuídos.

Biden: apoio do eleitorado negro

Após um início de campanha ruim, Biden obteve vitórias importantes na Virgínia e na Carolina do Norte — ambos atribuem boa quantidade de delegados. Além disso, ele obteve mais de 60% dos votos no Alabama, segundo indicam projeções.

De acordo com sondagens divulgadas momentos antes das primárias, Biden era o candidato preferido dos eleitores negros — e os estados do chamado Sul concentram a maior parte desse eleitorado.

O ex-vice de Barack Obama também conseguiu bons resultados entre eleitores mais velhos e da ala mais conservadora do Partido Democrata, o que explicou o sucesso de Biden em alguns desses estados. Ele também contou com apoio de Pete Buttigieg e Amy Klobuchar, desistentes da campanha.

Por isso, o bom momento de Biden indica uma derrota ao magnata Michael Bloomberg. O ex-prefeito de Nova York disputa o eleitorado da chamada “ala moderada” dos democratas, mas a própria equipe de campanha do milionário admitiu decepção com os resultados preliminares.


--Continua depois da publicidade--

Aliás, a única vitória de Bloomberg foi na Samoa Americana, um pequeno território dos Estados Unidos no meio do Oceano Pacífico que atribui apenas seis delegados. Por isso, o ex-prefeito de Nova York anunciou que vai nesta quarta-feira (4) reavaliar se continuará a candidatura, segundo veículos de imprensa dos EUA.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

PREÇO ALTO!
Lucas: Mesmo com chuva, grupo se reúne para pedir preço justo em combustíveis
março 06, 2021
PISTA INTERDITADA
Motorista é encaminhado para o hospital após acidente na BR 163 em Lucas do Rio Verde
março 06, 2021