30.7 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 26 setembro, 2021
InícioMUNDOSerpente brasileira tem substância no veneno que inibe o coronavírus

Serpente brasileira tem substância no veneno que inibe o coronavírus

Cientistas descobriram que a peçonha da jararacuçu pode inibir a reprodução do vírus na célula; espécie ocorre na Mata Atlântica e é a segunda maior cobra peçonhenta do Brasil.
Por G1

A corrida contra o vírus SARSCoV-2 continua e conta agora com uma ajuda da natureza: cientistas do Instituto de Química da Unesp, em Araraquara (SP), descobriram uma molécula do veneno da jararacuçu (Bothrops jararacussu) capaz de inibir a ação do coronavírus.

Durante estudos feitos em laboratório, os especialistas aplicaram um pedaço da proteína do veneno em células de macaco e constataram que a capacidade do vírus se reproduzir caiu 75%. Os resultados são promissores para outras pesquisas e até para a produção de medicamentos indicados no tratamento de pessoas infectadas – próxima desafio para os cientistas.


--Continua depois da publicidade--

Além de cientistas da Unesp, o trabalho envolveu pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Afinal, que cobra é essa?

A jararacuçu (Bothrops jararacussu) ocorre na Mata Atlântica de baixada, entre 0m a 700 metros de altitude, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul. Fora do País também pode ser encontrada na Argentina, Bolívia e Paraguai. “Ela habita ambientes mais florestais, onde tenha um dossel mais denso e o solo com bastante serapilheira e troncos caídos. Essas estruturas formam tocas e esconderijos perfeitos para descansarem”, comenta o biólogo e cinegrafista de natureza, Rafael Mitsuo.

Considerara a segunda maior serpente peçonhenta do Brasil – atrás apenas da surucucu-pico-de-jaca; a espécie impressiona pelo tamanho. “Maiores e mais robustas, as fêmeas podem chegar a mais de dois metros de comprimento”, destaca.

“Uçu” do nome popular vem de “açu”, que significa “grande”, “de grande porte”.
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,341FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

TRISTEZA NA PEDREIRA
Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou em Lucas do Rio Verde
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
Corrida Setembro Amarelo é marcada pela alegria e boa participação dos luverdenses
setembro 26, 2021
LUTO
Caminhoneiro que residia em Lucas do Rio Verde é encontrado morto no interior do Paraná
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Luverdenses de 18 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 25, 2021