35.1 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 22 outubro, 2020
Início Senado já tem assinaturas necessárias para abrir a CPI da Crise Ambiental
Array

Senado já tem assinaturas necessárias para abrir a CPI da Crise Ambiental

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) informou que 29 senadores assinaram o requerimento para criação da CPI
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

A senadora Eliziane Gama (MA), líder do Cidadania no Senado, informou que conseguiu coletar 29 assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o desmonte da política ambiental do governo federal e as queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Eliziane é coordenadora da Frente Ambientalista na Casa e protocolou nesta quarta-feira (23) o pedido de criação da CPI da Crise Ambiental, como já está sendo chamada. No Senado, são necessárias 27 assinaturas, no mínimo, para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.  

O pedido da senadora ainda deverá ser lido no Plenário. A expectativa é de que a CPI seja instalada tão logo recomecem as sessões presenciais, suspensas por causa da pandemia de coronavírus. No Congresso, 16 senadores já participam da Comissão Mista de Inquérito da Fake News, que estava em andamento e também foi paralisada por causa da crise da covid-19.  

Na opinião de Eliziane, a política de proteção ambiental do governo de Jair Bolsonaro é “extremamente deficitária”. Ela denuncia que, além das quedas nos recursos orçamentários para a preservação ambiental, o atual governo estaria executando apenas 0,4% das rubricas do setor.

A parlamentar destaca ainda que diversos setores do agronegócio atualmente também defendem políticas preservacionistas, até para garantir a exportação de alimentos. Ao contrário do discurso do presidente da República, que ela classifica como “negacionista”.

 — O Brasil está pagando muito caro por isso, nossa imagem internacional está muito ruim, nós estamos tendo perdas econômicas significativas, inclusive com possibilidade de boicote, de limitação de compra dos alimentos brasileiros. O nosso país é um dos que tem a maior produção de alimentos do mundo. E hoje, realmente, poderá ser muito prejudicado, inclusive com acordos internacionais que, acabam ficando na berlinda, como é o caso do acordo Mercosul-União Europeia — declarou a senadora.  



- Publicidade -

Últimas

Casal é pego traficando droga em Sinop

Uma equipe do 11º BPM de Sinop (a 500 km de Cuiabá) prendeu na noite desta quarta-feira (21.10), um homem e apreendeu uma adolescente...

BR-163: Operação Clima Tempo chama atenção para primeiras chuvas na rodovia

Em casos de pista molhada, os riscos de acidentes aumentam e o cuidado na direção deve ser redobrado As primeiras chuvas começam a ser registradas...

Outubro Rosa; Escola Técnica de Sinop promove ações para informar sobre prevenção e tratamento

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) têm realizado diversas atividades para fomentar as informações sobre a prevenção e tratamento dos cânceres de mama...

Policiais encontram duas crianças sozinhas em casa; pai e a mãe são usuários de droga

Uma equipe do 18º BPM de Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá) encontrou na madrugada desta quarta-feira (21.10), duas crianças de dois...