29.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 19 setembro, 2021
InícioMUNDOSecretário defende que população busque vacinação contra covid-19

Secretário defende que população busque vacinação contra covid-19

Secretário-executivo do Ministério da Saúde participou do programa A Voz do Brasil e anunciou a um evento para avaliar uma nova estratégia de testagem da população.
Por Agência Brasil  - Brasília

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, defendeu hoje (13) que a população busque a vacinação contra a covid-19 para que o país possa vencer a pandemia de covid-19. Durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, o secretário também falou sobre os investimentos da pasta durante a pandemia e anunciou a realização de um evento para avaliar uma nova estratégia de testagem da população. 

De acordo com Cruz, a vacinação da população está permitindo a diminuição de mortes e internações pela covid-19. Até o momento, o país aplicou mais de 160 milhões de doses, sendo 111 milhões de primeira dose, totalizando 70% da população vacinável. Com duas doses, mais de 48 milhões de pessoas foram imunizadas.


--Continua depois da publicidade--

“A vacinação é a principal arma no enfrentamento à pandemia. A gente verifica que, com o avanço da vacinação, há uma redução significativa na quantidade de óbitos e internação. Por esse motivo, a gente incentiva que toda a população busque a vacinação, porque ela, junto com as medidas não farmacológicas, se mostram medidas extremamente eficientes para que a gente possa vencer a pandemia”, afirmou.

Cruz informou que, em agosto, devem chegar ao Brasil cerca de 66 milhões de doses, número que poderá ser aumentado para 80 milhões se o Instituto Butantan, responsável pela produção nacional da Coronavac, consiga antecipar a entrega de vacinas.

O secretário afirmou ainda que o ministério não tem vacinas paradas em estoque. Ele disse que as informações sobre o processo de recebimento e entrega de vacinas será colocado no site da pasta para informar sobre as datas de chegada dos imunizantes, liberação pelos órgãos de fiscalização e envio aos estados.

“Não existe nenhum entrave. O ministério, por obvio, trabalha sempre para aprimorar todos os processos. Esse é o nosso compromisso, esse é o nosso esforço diário. Mas, não tem nenhum entrave. O ministério trabalha e trabalha firme para fazer com que essas vacinas cheguem de forma mais rápida ao braço de todo povo brasileiro”, declarou.


--Continua depois da publicidade--

Testagem

O secretário também anunciou que o ministério vai realizar amanhã (14), em Brasília, um evento de testagem da população, que deve ser replicado para outros estados. A preocupação é com a disseminação da variante delta da covid-19, considerada mais contagiosa.

“A ideia é iniciar uma nova estratégia de testagem, onde se faz uma busca ativa e se testam as pessoas em locais de grande circulação”, disse.

Durante a entrevista, Rodrigo Cruz também informou que a pasta investiu cerca de R$ 64 bilhões no ano passado no enfrentamento à pandemia, recursos que foram utilizados para custear leitos de UTI, compra de medicamentos e compra de vacinas contra a covid-19. Neste ano, o valor chega a 47 bilhões para as mesmas despesas.

Certificado de Vacinação

Cruz também informou que o cidadão que precisar comprovar a vacinação contra a covid-19 poderá acessar um aplicativo disponibilizado pela pasta. Na plataforma, estará disponível o certificado digital de vacinação.

“A recomendação é que baixe o aplicativo ConectSUS, se cadastre no gov.br [site do governo federal], e partir daí, de forma automática, você receberá o certificado digital de vacinação”.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,326FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Bairro Jaime Seiti Fujii recebe revitalização da sinalização viária
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Sistema Único de Saúde (SUS) completa 31 anos de existência neste domingo
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Pouco mais de 40% dos cadastros de túmulos do Cemitério Municipal foram atualizados
setembro 18, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque regional por trabalho desenvolvido pela saúde do homem
setembro 18, 2021