23.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 20 junho, 2021
InícioMUNDOSecretaria de Educação conclui retomada presencial das aulas no ensino infantil e...

Secretaria de Educação conclui retomada presencial das aulas no ensino infantil e básico em Sinop

Por CENÁRIOMT

Nesta segunda-feira (31/05), mais 06 unidades retornaram as aulas presenciais, sendo três da educação fundamental (EMEB): Maria Aparecida Amaro de Souza, Silvana e Leni Teresinha Benedetti; e três da educação infantil (EMEI): Tarsila do Amaral, De Toda a Gente e Elizete Dallabrida, totalizando 36 unidades, já funcionando com as atividades em sala de aula. A Secretaria de Educação reforça que as aulas para as crianças de 0 a 3 anos, continuam, exclusivamente, de maneira online, nas seguintes (EMEI): Clara Teixeira, São Cristóvão, e Doraci Marques.

Antes do início das atividades, várias ações foram desenvolvidas para um planejamento seguro dessa retomada. O Comitê da Saúde, que atua no enfrentamento à Covid-19 em Sinop, ministrou palestras de treinamentos para os servidores da educação, para orientar sobre todas as medidas necessárias e os protocolos de biossegurança que devem ser adotados nas unidades escolares. Além de treinamentos, os profissionais da educação da rede municipal também passaram por testagem para detecção do vírus. Os profissionais da educação foram testados com antecedência de cinco dias do retorno presencial de cada unidade escolar, conforme cronograma previamente organizado pela secretaria.


--Continua depois da publicidade--

O calendário do ano letivo iniciou no dia 08 de fevereiro, com a retomada das aulas online para toda a rede municipal, para aproximadamente 17.800 alunos. O ensino na modalidade remota, mesmo com o retorno presencial das unidades, vai permanecer disponível para todas as instituições, As primeiras unidades que retornaram presencialmente foram: Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Aleixo Schenatto e Taciana Balth Jordão, e também, as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) Monteiro Lobato e Tatiana Belinky. Após o retorno dessas unidades, a secretária de educação seguiu um cronograma de retorno semanal, de forma híbrida e escalonada, obedecendo todos os protocolos de biossegurança.

Para a secretária de educação, Sandra Donato, o retorno foi planejado para oferecer qualidade no ensino e segurança à comunidade escolar. “Nós gostaríamos de deixar a mensagem, que os pais se sintam seguros e encaminhem seus filhos para escola, porque nós tomamos todas as medidas necessárias. No entanto, os pais que não se sentirem seguros nesse momento, serão amparados, e vão poder continuar o ensino de forma remota, com a plataforma online, sem prejuízos para o ensino. Além disso, com os cuidados nas escolas, as crianças vão levar pra dentro de casa os ensinamentos de prevenção e combate ao coronavírus”, pontuou a secretária.

Para que não haja disseminação do vírus e contaminação dentro das escolas, a secretaria municipal de educação, está tomando todas as medidas de biossegurança instituídas pelos órgãos de saúde. Entre elas estão a higienização de objetos e ambientes; higienização das mãos; disponibilização de tapetes sanitizantes e álcool em gel; distanciamento social, entre outras medidas de biossegurança e prevenção no ambiente escolar. Além da distribuição de máscaras infantis e totens de álcool em gel todas as unidades.

Confira o cronograma geral de retorno:


--Continua depois da publicidade--

03/05
Ensino Fundamental: EMEB’s Aleixo Schenatto, Taciana Balth Jordão, Basiliano do Carmo, José Reinaldo de Oliveira, Valter Kunze, Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller e Uilibaldo Vieira Gobbo.
Ensino Infantil: EMEI’s Monteiro Lobato, Tatiana Belinky, São Francisco de Assis, Pequeno Príncipe, Alvorada, União, Cecília Meireles, Tempo de Infância e Gente Feliz.

10/05
Ensino Fundamental: EMEB’s Ana Cristina de Sena e Armando Dias.
Ensino Infantil: EMEI’s Sylvia Orthof, Santo Antônio e Neuza Graf Nadir Fuzinato.

17/05
Ensino Fundamental: EMEB’s Lizamara A. de Almeida, Sadao Watanabe e Simão Flack.
Ensino Infantil: EMEI’s Professora Solange Maria Ferronato e Gerson Pires.

24/05
Ensino Fundamental: EMEB’s Professor Jurandir Liberino de Mesquita e Rodrigo Damasceno.
Ensino Infantil: EMEI’s Vinícius de Moraes e Camping Clube.

31/05
Ensino Fundamental: EMEB’s Maria Aparecida Amaro de Souza, Silvana e Leni Teresinha Benedetti.
Ensino Infantil: EMEI’s Tarsila do Amaral e De Toda a Gente e Elizete Dallabrida.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Agentes de Saúde e Atenção Básica recebem capacitação em Lucas do Rio Verde
junho 19, 2021
LUTO
Com mais dois óbitos, Lucas do Rio Verde chega 166 mortes por Covid-19
junho 19, 2021