20.7 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 19 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMUNDOSalles reabre Parque Nacional da Tijuca e defende concessões

Salles reabre Parque Nacional da Tijuca e defende concessões

Ministro destacou importância do turismo para o Rio de Janeiro
Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, reabriu hoje (15) o Parque Nacional da Tijuca à visitação e destacou a importância do turismo para o Rio de Janeiro. O ministro participou de uma cerimônia no Cristo Redentor nesta manhã e afirmou que a retomada das visitas a parques ao redor do país seguirá os cuidados para evitar a transmissão da covid-19.


--Continua depois da publicidade--

“Em cada parque e em cada região do Brasil haverá um plano, como o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] tem feito nos parques federais. Entendemos que os estados e municípios devem fazer da mesma forma e estruturar essa reabertura para que seja feita de maneira efetiva de um lado e precavida de outro. É equilibrar esses dois pontos”, afirmou.

Concessões

Salles defendeu que o incremento ao ecoturismo no país deve vir de mais concessões de parques nacionais. O país tem hoje seis parques nacionais com concessões à iniciativa privada, como o Parque Nacional da Tijuca, e o plano do ministro é que mais 20 parques entrem nessa lista, o que incluiria locais como Jericoacoara, Lençóis Maranhenses, Cambará do Sul e Chapada dos Guimarães.

“É para mostrar aos brasileiros que essa é uma fonte de receita muito promissora, que tem potencial de empregar muito grande e que é totalmente compatível com a preservação e conservação do meio ambiente”, disse Salles, que afirmou que o turismo no Brasil tem um potencial pouco aproveitado. “Há regiões muito bonitas e com absolutamente pouco turismo, porque não há infraestrutura e não há investimento”.

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, também participou da cerimônia no Cristo Redentor e disse que o Brasil é o país do mundo com maior potencial para o turismo de natureza. Gilson afirmou que as buscas por essa modalidade ganhou maior importância com a pandemia de covid-19.


--Continua depois da publicidade--

“O turismo é o motor de crescimento mais rápido que o nosso país pode ter, junto com agronegócio, para uma efetiva recuperação econômica. O dono do hotel já está com a chave na mão esperando o hóspede chegar.”

Pandemia

O ministro destacou que a reabertura do Parque Nacional da Tijuca seguirá os cuidados necessários para evitar a transmissão da covid-19 e analisou que o fechamento de atividades em decorrência do isolamento social trouxe consequências econômicas negativas para toda a população.

“O importante é olhar para frente. O Brasil, como um todo, se envolve agora nesse esforço de reabertura segura, olhando para a saúde das pessoas, evidentemente em primeiro lugar, mas junto com isso com a sobrevivência econômica”, disse Salles, afirmando que os efeitos econômicos da pandemia foram uma preocupação constante do governo federal. “O presidente [Jair] Bolsonaro disse desde o início que a onda econômica seria muito avassaladora, e nós temos visto o volume de desempregados, que só não é maior graças à ação firme do presidente Bolsonaro”.

Incêndios

O ministro afirmou ainda que irá na semana que vem ao Pantanal para acompanhar a continuidade do combate aos incêndios em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Contamos com a população para que não tome nenhuma atitude que aumente o risco das queimadas”, pediu Salles que disse a jornalistas que o governo investiu no aumento de recursos, infraestrutura e brigadistas para a prevenção e combate a incêndios.

Edição: Lílian Beraldo

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Publicidade

Redes sociais

107,352FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,121SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

AÇÃO INTEGRADA
Trio detido por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde tinha até máquina pra cartão
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Obras faz troca de madeiramento em manutenção de ponte no interior de Lucas do Rio Verde
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde começa a aplicar vacina contra a Covid-19 em crianças nesta quinta
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura abre licitação para compra de postes e lâmpadas de iluminação urbana em Lucas do Rio Verde
janeiro 18, 2022