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domingo, 25 outubro, 2020
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Saiba a importância do papel do RH na volta aos escritórios

Por CenárioMT

Foi-se o tempo em que a única função do RH era recrutamento e seleção de pessoas e, atualmente, ter um RH estratégico é um grande tópico para as empresas, afinal, é esse setor que cuidam dos trabalhadores de uma organização.

Mais do que realizar trabalhos burocráticos e de documentações, o RH tem se colocado cada vez mais em um lugar fundamental e um canal de comunicação entre colaborador e empresa.

Em tempos de crise, esse papel fica ainda mais necessário, afinal, é preciso mais cuidado com os colaboradores, suas saúdes e produtividade em meio a tantas mudanças de procedimentos.

Graças ao coronavírus, as empresas alteraram suas formas de trabalho e precisaram evoluir muito em um curto espaço de tempo e, com o aumento da flexibilização e da retomada econômica, a volta aos escritórios tem sido uma realidade próxima.

Além de protocolos de higienização e segurança tomados pela organização, o RH terá um papel fundamental nesse momento para dar suporte à volta dos trabalhadores.

O RH no momento de crise

Em um momento tão incerto causado por uma pandemia mundial de saúde, o estresse, ansiedade, medo, adequação ao trabalho remoto e mudanças de vida tomaram conta de muitos trabalhadores e empresas.

Sabemos que o mundo externo e vida pessoal pode atingir o trabalho e é papel do RH cuidar ainda mais das pessoas nesse momento de vulnerabilidades.

Se durante o home office é preciso se manter presente e ter atenção aos funcionários, mesmo à distância, na volta ao escritório novas ações precisam ser tomadas para engajar e motivar os colaboradores nesse novo cenário.

A volta aos escritórios seguirá diversos protocolos e é preciso que o RH, em conjunto com gestores, tome atitudes em prol do seu funcionário.

Invista na comunicação clara e transparente

A comunicação organizacional é essencial para o bom andamento dos processos e para a manutenção do clima organizacional. Em qualquer momento da empresa, é comum que existam informações incertas pelos setores e, durante crises, essas notícias se intensificam ainda mais.

Portanto, o RH precisa trabalhar para manter os processos e a comunicação de forma clara e transparente. É essencial ter um canal de comunicação oficial e incentivar os colaboradores a não darem espaços para burburinhos.

É preciso ser cuidadoso para não alarmar os funcionários ou instaurar o pânico, mas é importante deixá-los a par das ações que estão por vir e de como a crise tem impactado o setor.

Olhe para o ser humano

O RH trata do funcionário e é preciso olhar para ele como ser humano e não apenas uma força de trabalho. É essencial que a empresa tenha em mente que cada indivíduo tem sua família, problemas pessoais e diferentes formas de ser afetado pela crise de saúde.

Tenha atenção à saúde física e mental dos colaboradores, desacelere, quando necessário, tenha empatia ao próximo e flexibilize as condições de home office ou horários, por exemplo, quando for possível e pense além dos resultados finais dos setores.

Ofereça segurança

Para a volta ao escritório é essencial fornecer segurança e pensar na qualidade de vida do colaborador. Infelizmente, nem todos podem ir de carro particular e precisam enfrentar a lotação do transporte público, outros não tem com quem deixar os filhos, já que as aulas ainda não retomaram.

Por pensarem em situações desse tipo, é natural que seja a grande a insegurança com a volta ao trabalho. É papel do RH fornecer insumos e equipamentos de segurança e, mais do que isso, criar ações de engajamento e momentos tranquilizadores.

E assim como foi dito na dica anterior, lembre-se de sempre olhar o seu funcionário como um ser humano e tente entender todas as possibilidades que podem levar à mudanças na rotina de trabalho.

Tenha estratégias de desenvolvimento e valorização profissional

Em momentos de crise os colaboradores tendem a ter mais medo de perder o seu trabalho e ficarem desamparados. Mais do que nunca, é hora de a empresa oferecer oportunidades para desenvolvimento e valorização profissional.

É claro que, em muitos cenários, não poderão ser despendidos grandes quantias financeiras para isso nesse momento, porém, não se pode deixar de lado o incentivo ao profissional para que ele cresça profissionalmente e melhore os seus processos.

Quanto mais amparado estiver o colaborador nesse momento, maior será sua motivação para boas entregas, fortalecendo o seu negócio.

Dar suporte para o colaborador nesse futuro momento de volta ao trabalho presencial é essencial e faz parte da estratégia do RH. Colaboradores satisfeitos e motivados com a empresa, além de gerarem resultados e produtividade, são ótimos divulgadores espontâneos da sua marca!

Como seu RH está se preparando para receber novamente os colaboradores? Tenha atenção a esse momento crucial!



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