23.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 19 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMUNDORussos acusam uma astronauta da Nasa de sabotar nave espacial

Russos acusam uma astronauta da Nasa de sabotar nave espacial

Por R7

A Nasa, agência espacial americana, se defendeu de acusações da Roscosmos, agência espacial russa, de que uma astronauta teria tentado sabotar a nave espacial russa Soyuz quando o veículo estava acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em 2018.

Mesmo sem provas, a Roscosmos alega que Serena Auñón-Chancellor, que viajou na nave com  dois astronautas — um da Roscosmos e o outro da ESA, agência espacial europeia — na época do ocorrido, teria feito um buraco na nave.


--Continua depois da publicidade--

Em abril, o serviço de notícias estatal russo Tass publicou uma reportagem que afirmava que Serena teria feito a perfuração para voltar para casa mais cedo após sofrer uma “crise psicológica aguda” provocada por uma trombose venosa. Mais recentemente, autoridades russas levantaram outra teoria: a de que a astronauta teria perfurado o buraco “devido ao estresse após um relacionamento romântico malsucedido com outro membro da tripulação”. Para o administrador da Nasa, Bill Nelson, as alegações não têm credibilidade.

“Esses ataques são falsos e não têm credibilidade”, afirmou ele. “Eu apoio completamente  Serena e todos os nossos astronautas.”

Segundo a Roscosmos, a investigação foi concluída recentemente e os resultados foram enviados aos responsáveis, que devem analisar agora se cabe ou não dar início a um processo criminal. A hipótese mais aceita, no entanto, é que o furo seja apenas um defeito de fabricação.

À época, os três selaram o buraco com epóxi e não correram perigo, mas a abertura poderia ter despressurizado a ISS em questão de algumas semanas e provocado uma tragédia.


--Continua depois da publicidade--

Os Estados Unidos e a Rússia têm sido parceiros em programas espaciais nas últimas três décadas, mas agora essa aliança parece estar se desintegrando, com tensões exacerbadas por provocações russas. O chefe espacial da Rússia, Dmitry Rogozin, deve se encontrar pessoalmente com Nelson e possivelmente ambos chegarão a uma via de conciliação sobre o ocorrido.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,121SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Confira o calendário esportivo para fevereiro e março de 2022 em Lucas do Rio Verde
janeiro 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Janeiro Roxo: Lucas do Rio Verde realiza ações educativas sobre hanseníase nos PSFs
janeiro 19, 2022
AÇÃO INTEGRADA
Trio detido por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde tinha até máquina pra cartão
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Obras faz troca de madeiramento em manutenção de ponte no interior de Lucas do Rio Verde
janeiro 18, 2022