O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, reafirmou neste sábado (5) o compromisso do país em desenvolver um sistema de pagamento alternativo ao dólar, mesmo sem o apoio unânime dos membros do Brics. Ele destacou que a proposta pode avançar com formatos bilaterais ou trilaterais entre países interessados.
Segundo Siluanov, as discussões sobre a criação de uma nova plataforma de investimentos seguem em andamento, mas ainda sem um acordo definitivo entre os participantes. Ele explicou que algumas operações, como compras de títulos entre dois ou três países, podem ocorrer sem a necessidade de consenso pleno, permitindo a adesão gradual de novos membros conforme os mecanismos forem implementados.
O comunicado final da reunião de ministros de finanças e diretores de bancos centrais do Brics mencionou apenas o progresso na identificação de caminhos para ampliar a interoperabilidade dos sistemas de pagamento. O documento não trouxe detalhes sobre um modelo definido, ressaltando que o relatório técnico reflete as preferências dos países e deve apoiar esforços para tornar os pagamentos transfronteiriços mais rápidos, baratos, acessíveis, eficientes e seguros.
Outro ponto abordado por Siluanov foi o plano de criar um mecanismo de garantia vinculado ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). A ideia é lançar a Iniciativa de Garantias Multilaterais do Brics (GMB) para atrair investimentos privados em infraestrutura e desenvolvimento sustentável, com projeto-piloto previsto para 2025. O objetivo é reduzir riscos e aumentar a credibilidade do bloco e de países do Sul Global.
O ministro também defendeu a criação de uma resseguradora internacional vinculada ao NDB, para cobrir riscos logísticos, de construção e climáticos. Ele ressaltou que as principais seguradoras globais são ocidentais e não atendem plenamente as demandas dos países do Brics, tornando necessário preencher essa lacuna com uma estrutura própria e capitalizada pelos membros interessados.