18.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 06 maio, 2021
InícioMUNDOPrefeitura do Rio conclui calendário de vacinação de idosos

Prefeitura do Rio conclui calendário de vacinação de idosos

Calendário terminou com repescagem de pessoas com 60 anos ou mais. Dados mais atualizados indicam que 92,6% dos idosos na cidade já foram vacinados.
Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro concluiu neste sábado (24) a vacinação de idosos. O calendário terminou com a repescagem de pessoas com 60 anos ou mais. Os dados mais atualizados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que 92,6% dos idosos já foram vacinados. Pessoas nessa faixa são as que mais se internam, além de apresentar maior risco de morte quando expostas à covid-19.

O fim do calendário não significa, no entanto, que quem não tomou a vacina no período destinado não possa mais ser imunizado. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou nesta sexta-feira (23), durante apresentação do 16º Boletim Epidemiológico da prefeitura, que, a partir de agora, idosos que ainda não receberam a primeira dose podem procurar qualquer posto de saúde em qualquer dia da semana para se vacinar.


--Continua depois da publicidade--

Busca ativa

Para identificar quem ainda não foi imunizado, a prefeitura vai começar uma busca ativa, incluindo idosos que estão acamados. O trabalho será feito em todas as unidades de saúde da prefeitura e, além do cruzamento de dados, contará com a participação agentes comunitários de saúde, médicos e profissionais das equipes de saúde da família.

Além de idosos, o calendário deste sábado incluiu profissionais de saúde a partir de 45 anos. A vacinação ocorreu nas 236 unidades de atenção primária do Rio, como as clínicas da família e os centros municipais de saúde, e em postos extras espalhados pela cidade.

Balanço

Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que a cidade vacinou 1.352.098 pessoas com a primeira dose, o que corresponde a 20% da população. Nos idosos, o percentual alcançou 92,6%. Imunizados com a segunda dose somam 419.286, gerando um total de 1.771.384 pessoas com o esquema vacinal completo.

Profissionais da educação

Os secretários municipais de Educação, Renan Ferreirinha, e da Saúde, Daniel Soranz, acompanharam neste sábado a imunização de profissionais que trabalham em unidades de educação básica, entre eles, merendeiros, professores, secretários escolares e diretores.


--Continua depois da publicidade--

Segundo Ferreirinha, a partir da próxima segunda-feira (26), começam a ser vacinados todos os profissionais de educação, incluindo a rede privada e o ensino superior. Para receber a vacina, é preciso levar o último contracheque e o documento de identificação com foto.

“Escolas particulares, faculdades, universidades tanto públicas como privadas. Começa com 59 anos e depois vai descendo e a previsão é ir até 45 anos no mês de maio. Chegando mais vacina, a gente vai expandindo para mais idades”, contou à Agência Brasil.


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

PRIMEIRO ESCALÃO
Por motivos pessoais, Franz deixa Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lucas do Rio Verde
maio 06, 2021
COVID-19
Prefeito de Lucas explica flexibilização do novo decreto: ‘Saímos de risco muito alto, para risco alto’
maio 06, 2021