O prefeito em exercício, Gerson Bicego, esteve reunido, na tarde desta terça-feira (26), com representantes do judiciário para avaliar e renovar a parceria firmada entre os poderes, no projeto Mãos Amigas, que insere reeducandos nos serviços de manutenção e conservação de unidades escolares e demais prédios públicos, além dos serviços de jardinagem e trabalhos na Fábrica Municipal de Artefatos.
“Viemos para traçar os trabalhos que serão desenvolvidos com os reeducando em Sorriso neste ano. São vários projetos que temos para ser implantados por meio dessa parceria entre Executivo e Judiciário, sempre visando uma Sorriso mais segura, mais agradável e mais bonita para que as famílias tenham um lugar cada vez mais agradável para se morar. Essa parceria já deu frutos e deve continuar”, afirma a juíza Emanuelle Chiaradia Navarro.
--Continua depois da publicidade--
O diretor de Policia Penal, Enilson de Castro, ressalta que a ação está sendo uma oportunidade de mudança de vida e reinserção dos reeducandos na sociedade. “Esta é uma forma de ajudar o município com a mão de obra dos reeducandos que, além de deixarem esta contribuição para a cidade, eles ainda contam com a redução de pena, sendo que, a cada três dias de trabalho, resultam em um dia a menos de encarceramento”, explica.
O “Mão Amiga” foi implantando por meio do Projeto de Lei 2974/2019, que autorizou o Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Acordo de Cooperação com a Fundação Nova Chance (FUNAC) e o Conselho da Comunidade da Comarca de Sorriso, por intermédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP). Hoje são 63 presos em atividade junta à Administração Municipal.
“Os reeducandos passam por uma avaliação psicológica e uma análise de comportamento. Só após a aprovação é que são colocados a disposição do município para trabalhar em vários departamentos da Prefeitura”, pontua o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, que fala sobre a reunião: “Viemos agradecer ao judiciário pela parceria. Esta foi uma oportunidade para aprimorarmos os projetos existentes e alinharmos os novos projetos para este ano”.
Para o prefeito em exercício, o objetivo da Administração Municipal é ampliar a demanda dos serviços prestados pelos reeducandos. “Queremos reformular o Horto Municipal e ampliar a demanda dos serviços prestados pelos reeducandos. Para este ano, nossa idéia é atender a nossa população com a doação de mudas e ainda assim manter nossos canteiros florescendo. Esta foi uma parceria que deu certo e vamos reformular para dar mais resultados para nossa sociedade”, frisa Gerson Bicego.
--Continua depois da publicidade--
Os reeducandos de Sorriso executam serviços no Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva, na Fábrica Municipal de Artefatos, e auxiliam na revitalização em escolas, unidades de saúde, sinalização das ruas, entre outros afazeres.
- Festa que reunia cerca de 600 pessoas em Contagem é interrompida por fiscalização
- Morre o fotógrafo Roosewelt Pinheiro
- Hoje é Dia: semana é marcada pelo Dia Internacional da Mulher
- Mega-Sena pagará R$ 27 milhões no próximo sorteio, confira os números de ontem (06/03)
- Basquete: São Paulo perde por 78 a 76 na Champions das Américas