22.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioMUNDOPlantação amanhece coberta de gelo e chama atenção por mudas 'envidraçadas' no...

Plantação amanhece coberta de gelo e chama atenção por mudas ‘envidraçadas’ no interior de SP

Por G1 Bauru e Marília

A onda de frio que atinge o país desde o começo da semana tem rendido imagens curiosas nas cidades do centro-oeste paulista. É o caso das mudas de eucalipto que, cobertas de gelo, ficaram com aparência de “envidraçadas” em Botucatu.

Em Itapólis, o varal de uma casa virou atração para uma família, já que uma peça de roupa deixada lá amanheceu congelada nesta sexta-feira (30).


--Continua depois da publicidade--

De acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações  Agrometeorológicas), Ibitinga ficou abaixo de zero durante a madrugada e chegou a registrar a menor temperatura da região com -2,4ºC às 7h.

Seguida de Tarumã, que fez -1,5ºC no mesmo horário. Em Assis os moradores também foram surpreendidos com -0,8ºC às 5h. Já em Paraguaçu Paulista os termômetros marcaram -0,5ºC às 6h.

As temperaturas não ficaram negativas nesta manhã em Ourinhos (SP), mas a cidade registrou a temperatura de 1,8º C às 7h. Marília (SP) marcou 4,5ºC entre às 6h e 7h.

Botucatu (SP), apesar de estar localizada na região serrana, foi a cidade que teve a maior temperatura desta manhã com 3,3º C entre 5h e 6h. Mas mesmo como o termômetro “positivo”, a cidade registrou geada, como a vista na imagem abaixo. Em um pesqueiro da cidade, a água usada para regar mudas de eucalipto de um pesqueiro congelou.


--Continua depois da publicidade--

Segundo o Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas), a temperatura às 7h em Bauru chegou a ficar em 3ºC. Na quinta (29), a cidade registrou a menor marcação do ano e também a mais baixa dos últimos 20: 2,1ºC às 7h.

Diante da queda nas temperaturas, produtores rurais da região buscaram formas de evitar uma nova perda da produção, já que a geada da última semana congelou diversas plantações.

Um dos exemplos é a equipe de voluntárias da Horta Cheiro Verde em Itatinga, que cobriu os canteiros com plásticos para proteger as hortaliças na quarta-feira (28), quando a massa de ar frio intensa chegou.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,038SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

LOGÍSTICA
Mendes crê em concorrência de modais para beneficiar setor produtivo regional
setembro 20, 2021
ferrovia em Lucas
Em Lucas Mauro Mendes assina contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual; Acompanhe ao vivo
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 20, 2021
PRIMEIRA DOSE
Luverdenses de 19 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 20, 2021