35.2 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 14 agosto, 2022
Publicidade
InícioMUNDOPF desarticula quadrilha que fraudava prefeituras de Alagoas

PF desarticula quadrilha que fraudava prefeituras de Alagoas

Texto por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (27) uma operação para desarticular organização criminosa responsável por fraudes em diversos contratos firmados com prefeituras municipais. A estimativa é que pelo menos R$ 10 milhões foram desviados dos cofres públicos. O grupo atuava nos municípios de Boca da Mata, Mata Grande, Branquinha, Campo Grande, Joaquim Gomes, Maravilha, Olho D´Água Grande, Pariconha, Rio Largo, São Luiz do Quitunde, Estrela de Alagoas, São Miguel dos Campos, Pão de Açúcar e Dois Riachos, todos em Alagoas.

A Operação Sesmaria Alagoana foi deflagrada pela PF em conjunto com a Receita Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) e envolveu mais de 170 policiais federais, além de nove auditores da CGU e nove da Receita. Eles dão cumprimento a 42 mandados judiciais de busca e apreensão, a três mandados de prisão preventiva, além do sequestro de bens móveis e imóveis, inclusive veículos e imóveis de luxo, além de fazendas.


--Continua depois da publicidade--

O grupo é investigado por crimes de fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e constituição de organização criminosa. Somadas, as penas podem ultrapassar 50 anos de prisão.

O grupo teria contratado uma empresa para locação de veículos aos municípios sem ter a necessária frota; emitido notas fiscais relativas a abastecimentos não realizados; feito saques em espécie e na boca do caixa de contas das prefeituras, com posterior distribuição dos valores entre os membros da organização criminosa; aquisição de imóveis e veículos de luxo, sem declarar à Receita Federal, para ocultar a origem ilícita do dinheiro.

Alguns dos investigados foram afastados cautelarmente dos cargos públicos que ocupam por ordem judicial, bem como proibidos de se aproximarem das respectivas prefeituras e órgãos públicos.

Edição: Fernando Fraga


--Continua depois da publicidade--
Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Condutor perde controle de direção, cai em córrego e morre em Lucas do Rio Verde
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Atleta de Lucas do Rio Verde conquista duas medalhas de ouro na Paralimpíadas Escolares
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Esporte apresenta detalhes do Futebol Amador durante congresso técnico com equipes
agosto 14, 2022