15.5 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 10 agosto, 2022
Publicidade
InícioMUNDOPesquisadores da UFMG testam moléculas para vacina contra a Covid-19

Pesquisadores da UFMG testam moléculas para vacina contra a Covid-19

Estudo realiza testes para detecção de anticorpos contra Sars-CoV-2, causador da Covid-19
Texto por CenarioMT

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas instituições têm voltado suas pesquisas para conhecer a doença e desenvolver vacinas e minimizar seus efeitos. O Centro de Tecnologia e Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que desenvolve kits de diagnóstico para doenças virais, desde o mês de março vem trabalhando no reconhecimento sorológico e molecular do novo coronavírus.

O trabalho desenvolvido pelo CTVacinas tem sido executado em três linhas: apoio ao diagnóstico – com testes moleculares feitos para a população –, desenvolvimento de novos testes sorológicos e pesquisa para elaboração de uma vacina contra a Covid-19.


--Continua depois da publicidade--

Flávia Fonseca Bagno, doutoranda em microbiologia, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e uma das pesquisadoras da equipe do laboratório de testes sorológicos. Ela trabalha na seção de imunoquímica, que envolve desde a produção do insumo para os testes, até a padronização do teste conhecido como kit Elisa (Ensaio de Imunoabsorção Enzimática, do inglês Enzyme Linked Immunosorbent Assay) para detecção de anticorpos contra o Sars-CoV-2. O tipo de Elisa usado pela equipe é capaz de detectar se as pessoas já entraram em contato com vírus e, consequentemente, produziram anticorpos específicos contra ele.

A pesquisadora contou que os seus testes estão passando pelas etapas iniciais: “Nesse processo, são avaliados parâmetros como repetitividade, reprodutibilidade e estabilidade do teste, além da ação de possíveis interferentes”, explicou.

Após essa fase, o grupo espera transferir a tecnologia de produção do kit em larga escala para que este possa ser fabricado em laboratórios clínicos e de pesquisa, ajudando no diagnóstico e no controle da pandemia.

Com informações do Ministério da Educação


--Continua depois da publicidade--
© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Assistência Social realiza encontro sobre violência doméstica com merendeiras escolares
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura abre novas vagas para a Brigada Municipal Mista em Lucas do Rio Verde
agosto 09, 2022
Semana do Bebê
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga programação da Semana do Bebê
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Projeto de implantação do campus da UFMT é apresentado para a Gestão Miguel Vaz
agosto 09, 2022