21.7 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 outubro, 2020
Início MUNDO Pesquisa vai mostrar os impactos da pandemia no setor cultural

Pesquisa vai mostrar os impactos da pandemia no setor cultural

Por CenárioMT
Sesc é parceiro no projeto, que será apresentado em webinar, dia 29 de junho às 18h30
A pesquisa “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil” foi concebida a partir do esforço conjunto de pesquisadores, gestores públicos, universidades e instituições culturais, interessados em registrar a visão de indivíduos e coletivos sobre os impactos da Covid-19 nas suas áreas de atuação.

No evento virtual, será feita a apresentação da pesquisa lançada no dia 10 de junho de 2020, sua proposta e primeiros resultados, a partir dos dados capturados até o momento, bem como a análise de dados sobre o tema na perspectiva de cada região do país.

Ao avaliar os impactos da Covid-19 nas cadeias de produção e distribuição dos setores cultural e criativo, a pesquisa busca compreender em profundidade as realidades estaduais e municipais e oferecer informações aos gestores públicos em tempo real, dimensionando os impactos de curto e médio prazo da pandemia no Brasil, orientando o debate e a criação de saídas para a crise atual.

A pesquisa também busca interiorizar a captura de dados nas diferentes regiões brasileiras, contemplando profissionais que residem em cidades distantes dos grandes centros, incluindo comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, ciganas, dentre outras. A ideia é ter um retrato da diversidade e amplitude territorial do Brasil e tornar o questionário o mais inclusivo e acessível possível.

A webinar contará com participação da Diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda; da Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Lúcia Prado; da Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula; dos idealizadores e pesquisadores André Lira, Pedro Afonso e Rodrigo Amaral e de integrantes do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura Estadual.

A pesquisa foi lançada no dia 10 de junho de 2020 e ficará aberta para coleta de dados até o dia 16 de julho de 2020. Os resultados serão oferecidos às secretarias de cultura, com análises sobre a situação local e em comparação com os demais estados, além das respostas relativas ao estado.

São parceiros na iniciativa, a Representação da UNESCO no Brasil, o Sesc, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e as Secretarias e Fundações de Cultura dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.

O evento será transmitido pelo link: http://www.youtube.com/user/Secultespiritosanto



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Pós-graduandos relatam experiências em estágio no Governo do Estado

O estágio é na maioria das vezes a porta de entrada para o mercado profissional. Além de dar vivência e transformar teoria em ação...

Drogas são tiradas de circulação em seis bairros de Cuiabá e nove são detidos em flagrante

Policiais militares de quatro batalhões prenderam nesta sexta-feira (23.10) nove homens por tráfico de droga em seis bairros da capital. No São João Del Rey,...

Sábado (24): Mato Grosso registra 140.244 casos e 3.782 óbitos por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (24.10), 140.244 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados...

Mato Grosso registra 45 feminicídios de janeiro a setembro

Mato Grosso registrou 45 feminicídios entre janeiro e setembro deste ano. O número é 36% maior do que o mesmo período do ano passado,...