36 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 27 outubro, 2020
Início MUNDO Peru proíbe entrada no país de Maduro e integrantes do governo

Peru proíbe entrada no país de Maduro e integrantes do governo

Por Agência Brasil* Brasília

O ministro das Relações Exteriores do Peru, Nestor Popolizio, anunciou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, integrantes do governo e suas famílias estarão proibidos de entrar em território peruano.

A decisão ocorre às vésperas de Maduro assumir o terceiro mandato presidencial, cuja reeleição não é reconhecida pelo Peru e mais 14 países da região, inclusive o Brasil.

A medida, segundo o chanceler, faz parte dos acordos adotados pelos países membros do Grupo Lima, do qual participa o Brasil, como forma de exercer pressão internacional para condenar a crise democrática e humanitária na Venezuela.

“O [governo do] Peru vai enviar uma comunicação para o superintendente de imigração com uma lista de todos os nomes ligados ao regime Maduro, incluindo membros da família, informando que não podem entrar no país”, disse Nestor Popolizio.

O chanceler lembrou que, no caso da Venezuela, não é necessário um visto para entrar no território peruano, mas o governo peruano tem a prerrogativa de impor restrições de natureza migratória.

“O que queremos é exercer pressão direta sobre o regime de Maduro, sobre o governo principal para permitir que eles voltem à democracia”, disse o ministro.

Acrescentou esse tipo de medida gera o isolamento do governo de Maduro, “cujas decisões antidemocráticas causaram uma crise interna naquele país”.

Popolizio observou que o Grupo Lima não reconhece o novo mandato presidencial de Maduro, que começará em 10 de janeiro, e confirmou que o Peru não comparecerá à cerimônia de posse.

*Com informações da Andina, agência oficial de notícias do Peru

Edição: Kleber Sampaio



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Diretoria Geral divulga distribuição de vagas no interior para novos delegados

A Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso divulga a relação de vagas para primeira lotação a todos os Delegados de Polícia...

BRF promove mutirão de empregos em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde, 27 de outubro de 2020 – A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, promove a partir desta quarta (28),...

Mulher chega bêbada em casa, esfaqueia o marido e o cunhado em Mato Grosso

Uma mulher de 26 anos foi presa por tentar matar o companheiro a facadas, dentro de casa, na noite de segunda-feira (26), em Rondonópolis...

Contran publica requisitos para fiscalização da velocidade de veículos

A partir de 1º de novembro, entram em vigor os requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, elétricos, reboques e...