Em tributo ao compositor Mauro Duarte, morto há 35 anos, o programa Samba na Gamboa exibe uma edição inédita com a participação de Pedro Miranda neste domingo, às 13h, na TV Brasil.
A apresentação conduzida por Teresa Cristina mergulha em sucessos marcantes como Canto das Três Raças, Portela na Avenida e Menino Deus, parcerias de Mauro com Paulo César Pinheiro, imortalizadas na voz de Clara Nunes. Também fazem parte do repertório canções como A Paixão e a Jura, Lamentação e Sorri de Mim, criadas com Walter Alfaiate.
Durante o encontro, Pedro Miranda destaca a força criativa dessa parceria histórica. “Foi uma conjunção dos astros, com Clara Nunes como porta-voz dessa amizade tão bonita”, explica o músico. Ele também conta como Paulo César Pinheiro concluiu composições inacabadas em homenagem ao amigo.
Apelidado de “Bolacha”, Mauro Duarte também trabalhava como ourives. Pedro Miranda lembra que esse cuidado artesanal refletia em sua música. “Ele era um ourives da canção, mestre em aperfeiçoar sutilezas”, define.
O programa ainda ressalta a trajetória de Mauro, integrante do grupo Os Cinco Crioulos ao lado de nomes como Elton Medeiros, Anescarzinho do Salgueiro, Nelson Sargento e Jair do Cavaquinho. A nova temporada de Samba na Gamboa receberá artistas consagrados como Áurea Martins, Dudu Nobre, Jorge Aragão e Moacyr Luz, além de nomes de outras vertentes da música brasileira.