11.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 19 maio, 2022
Publicidade
InícioMUNDOPapa Francisco diz não à violência e afirma que é hora de...

Papa Francisco diz não à violência e afirma que é hora de remediar

Em entrevista a uma TV italiana, Francisco condena a invasão do Congresso dos EUA e diz que é preciso “entender bem para não repetir e aprender com as lições da história”.
Agência Brasl* - Cidade do Vaticano

O papa Francisco diz que ficou estupefato com o ataque de quarta-feira (6) ao Congresso dos Estados Unidos. Em trechos de uma entrevista à TV italiana Canale 5, que será transmitida domingo (10) à noite, o pontífice afirma que, para entender ,“e não repetir”, é preciso “aprender com a história”.

Os eventos no Capitólio, como é chamado o edifício sede do Legislativo norte-americano, foram uma surpresa para o papa, mesmo que nenhuma sociedade possa se considerar imune à forças subversivas internas. Na entrevista, Francisco fala sobre o que aconteceu em 6 de janeiro, quando manifestantes pró-Trump atacaram o prédio do Congresso.


--Continua depois da publicidade--

“Fiquei estupefato, porque se trata de um povo disciplinado na democracia”, comenta o papa, ao ressaltar que, mesmo “nas realidades mais maduras há sempre algo que não funciona”, há pessoas “que tomam um caminho contra a comunidade, contra a democracia, contra o bem comum”.

“A violência certamente deve ser condenada”, prossegue o papa. “Este movimento deve ser condenado, independentemente das pessoas”. “Nenhum povo pode gabar-se de não ter tido um dia, um caso de violência”, Portanto, é uma questão de “entender bem para não repetir e aprender com as lições da história”. Em todo caso, explica Francisco, a compreensão é fundamental “porque assim se pode remediar”.

Na quarta-feira, manifestantes entraram em confronto com as autoridades e invadiram o Capitólio, em Washington, enquanto os membros do Congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do presidente eleito, Joe Biden.

Pelo menos cinco pessoas morreram, entre as quais quatro manifestantes e um policial, que ficou ferido durante o confronto.


--Continua depois da publicidade--

*Com informações da RTP e Vatican News

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Trânsito inicia intervenções em travessias de escolas em Lucas do Rio Verde
maio 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Saúde alerta baixa procura na vacinação contra gripe e sarampo por parte dos grupos prioritários
maio 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Programa Criança Feliz de Lucas do Rio Verde leva alegria para famílias no mês das mães
maio 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Atletas luverdenses integram equipe campeã em torneio nacional de vôlei
maio 18, 2022