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quarta-feira, 14 abril, 2021
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Paciente com Covid-19 denuncia negligência e morre em hospital

Durante a internação, Távulo gravou em fotos e vídeo obras que aconteciam no local, a despeito dos pacientes em estado grave ali internados, todos com suporte de oxigênio.
Por METRÓPOLES

Um paciente internado no Hospital Regional do Gama (HRG) enviou mensagens denunciando negligência na unidade de saúde antes de morrer vítima da Covid-19. O paciente de 44 anos, ficou três dias na unidade de saúde e disse não ter sido assistido, durante a internação, por nenhum médico ou enfermeiro na unidade, onde estava desde a última terça-feira (16/3). O óbito foi registrado na tarde deste sábado (20/3).

Durante a internação, a vítima gravou em fotos e vídeo obras que aconteciam no local, a despeito dos pacientes em estado grave ali internados, todos com suporte de oxigênio.


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“Estou agonizando, tive que brigar por um médico”, disse. Em seguida, ele relatou que ninguém sequer olhou a tomografia que foi feita de seu pulmão. “Minha tosse só piorando, mal conseguindo respirar, só me deram soro até ontem”, narra Távulo, que em poucas horas não resistiria.

Por fim, ele completa: “Para piorar, estão abrindo parede no meio das pessoas que precisam respirar. Só os técnicos de saúde fazendo o impossível, tentando aliviar a dor e sofrimento”.

O paciente foi para o Hospital Regional do Gama por decisão da mãe, de 66 anos, que é servidora na unidade de saúde. Ela conta que os primeiros sintomas surgiram no dia 16. O homem procurou o posto de saúde do Riacho Fundo, onde foi orientado a voltar para casa e se isolar.

“Esse foi o primeiro erro. O ****** falou que estava piorando, eu falei pra ele ir na radiologia [do HRG, onde ela trabalha] pra fazer uma tomografia. No mesmo dia ele fez um teste [para Covid-19], deu negativo. Mas eu falei que estava errado. Quando as colegas abriram o resultado da tomografia, mais de 30% do pulmão estava tomado”, contou a servidora.

“Improviso Covid”
A mãe conta que o filho só foi internado no hospital após a intervenção de um médico conhecido. “Sou muito grata ao médico, que não deixou meu filho ir pra casa sem tratamento”, disse. Apesar disso, ela afirma que o filho só foi assistido por outros profissionais ao ingressar na unidade de saúde. Segundo ela, a ala onde o filho ficou é chamado pelos pacientes de “Improviso Covid”.

“Na área de Covid do hospital está uma confusão. Ele reclamou várias vezes que o oxigênio estava ardendo na narina. Isso é porque eles estão dividindo o oxigênio entre os pacientes. Não tem mais”, protestou a servidora. Com o filho no hospital, mas sem cuidados médicos, Francisca tentou várias vezes transferi-lo para outro setor menos conturbado, sem sucesso. “Ontem ele me mandou mensagem dizendo que estava ruim, tinham transferido ele para uma sala”, relatou.

A nova sala ficava no Posto 5 da unidade de Saúde: é a ortopedia, que, segundo ela, foi adaptada para alojar pacientes com o coronavírus. O espaço tem 20 leitos. Foi lá que Távulo gravou as imagens das obras. Antes disso, o paciente contou à mãe, por mensagem, sobre as obras.


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Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
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