22.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 23 junho, 2021
InícioMUNDOOperação Fio Desencapado II - Força-tarefa realiza nova ação para combater crime...

Operação Fio Desencapado II – Força-tarefa realiza nova ação para combater crime de receptação de itens furtados em vias públicas da Capital

Por CenarioMT

Uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Florianópolis e outros órgãos desencadeou na manhã de terça-feira, 25 de maio, de mais uma edição da Operação Fio Desencapado, que visa fiscalizar ferros velhos e combater o crime de receptação de itens provenientes de furto, como cabos de comunicação, fios, placas de sinalização de trânsito, hidrômetros, peças de arte, esculturas, ente outras.

Cerca de 250 profissionais, entre policiais e fiscais, foram divididos em sete equipes para fiscalizar os pontos mapeados previamente na região Continental e Ilha com base em um trabalho de mapeamento feito pelas Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Guarda Municipal ao longo de quatro semanas. Segundo as investigações, a maioria dos furtos é feito por viciados e moradores de rua. A operação visou atacar o coração da dinâmica criminal, fiscalizando quem compra diretamente esse material furtado.


--Continua depois da publicidade--

No Monte Cristo, a Floram emitiu dois autos de infração devido ao exercício de atividade sem licenciamento ambiental. No bairro Estreito e no Carianos um ferro velho foi notificado para apresentar alvará de funcionamento e localização, sob pena de multa, conforme prevê a legislação. Em um local de reciclagem, na região da Vargem Grande, um proprietário foi autuado por não apresentar/exibir em local visível ao público, o alvará de funcionamento. No Norte da Ilha, as forças policiais efetuaram ainda, outras duas prisões por receptação de fios provenientes de furto.

Em um ferro velho no bairro Capoeiras, foram encontrados 700 metros de fios de cobre de uma operadora de telefonia. A Polícia Civil registrou boletim de ocorrência e conduziu o proprietário para a Central de Polícia, onde realiza neste momento, os procedimentos cabíveis. O estabelecimento também foi autuado pela Floram por exercer reciclagem, que é uma atividade potencialmente poluidora, sem o devido licenciamento ambiental. A Susp ainda emitiu uma outra multa pela não exposição em local visível ao público, do alvará de funcionamento.

*Operação Fio Desencapado I* – No dia 12 deste mês, a primeira fase da operação já havia preso quatro pessoas. Em um dos ferros velhos visitados, a Susp lavrou dois autos de infração e a Floram emitiu um auto. No local, um indivíduo foi encaminhado para a Central de Polícia por crime de furto de energia e receptação.

Em outro ponto, no bairro Monte Cristo, a Floram lavrou um auto de infração. Também foram apreendidos 8 botijões de gás, fios elétricos, fios telefônicos, cabos de telefonia, 1 hidrômetro e fios elétricos diversos. Ainda foi lavrado um auto de prisão em flagrante de uma mulher por crime de receptação. No Morro da Caixa, um homem foi preso por receptação de cabos de energia e reatores de iluminação pública. Ele já havia sido detido pela Polícia Civil anteriormente por crime de furto.


--Continua depois da publicidade--

- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Lucas do Rio Verde e outros 27 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19
junho 22, 2021
SOB INVESTIGAÇÃO
Mais de 80 doses de vacina AstraZeneca desaparecem de PSF em Lucas do Rio Verde
junho 22, 2021