O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reabriu quatro comportas do sistema de proteção contra enchentes em Porto Alegre nesta quinta-feira (3). A medida foi tomada após avaliação técnica indicar redução no nível do Lago Guaíba e baixo risco de ultrapassar a cota de inundação.
Segundo o Dmae, foram liberadas as passagens 1, 2, 4 e 6 no Cais Mauá, graças à tendência de declínio das águas e dos principais afluentes. “Temos segurança na decisão de restabelecer a rotina normal do Cais Mauá”, destacou o diretor-executivo Vicente Perrone.
Outras quatro comportas (11, 12, 13 e 14) seguem fechadas. Elas só serão reabertas conforme avancem as obras de melhorias, que incluem fechamento definitivo e substituição de portões. A previsão é de conclusão em prazos que variam de seis a dez meses.
O sistema de proteção contra cheias está em obras desde maio, com 11 comportas atualmente em funcionamento. Das 14 que operavam no início da reestruturação, três já foram fechadas de forma definitiva. As comportas reabertas receberam ajustes para melhorar vedação e mobilidade.
As chuvas intensas em julho provocaram ao menos cinco mortes no Rio Grande do Sul e forçaram cerca de 9 mil pessoas a deixarem suas casas em todo o estado.