26.9 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 02 dezembro, 2020
Início MUNDO Nicarágua liberta 50 presos políticos

Nicarágua liberta 50 presos políticos

Por Agência Brasil* Brasília

O governo da Nicarágua libertou hoje (5) 50 detidos durante protestos contra o presidente nicaraguense, Daniel Ortega. Eles cumprirão pena em regime de prisão domiciliar e medidas cautelares. Segundo as autoridades da Nicarágua, eles foram presos por ter cometido “crimes contra a segurança comum e a tranquilidade pública”.

O anúncio ocorre dois dias depois de o governo e a Aliança Cívica para a Justiça e Democracia (ACJD) encerrarem as negociações, sem acordo sobre temas relativos à justiça e democracia e no momento em que haverá uma análise do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) conhecerá a situação do país.

Negociações

O governo e a Aliança Cívica para a Justiça e Democracia (ACJD) havia concordado último dia 20 com a liberação total de detidos no prazo de 90 dias por meio de um processo que será supervisionado pela Cruz Vermelha Internacional (CICV).

O representante da oposição, o ex-vice-chanceler, José Pallais, disse que esta liberação é “unilateral” pelas autoridades. Segundo ele, há prisioneiros detidos há mais de cinco meses, sem análise de um tribunal competente.

Detenções

Parentes e organizações de direitos humanos estimam que mais de 800 pessoas foram presas durante os protestos e que estariam em diferentes prisões do país em condições de isolamento e maus-tratos.

O governo liberou 200 pessoas desde 27 de fevereiro, quando iniciou um processo de negociações com a oposição, que terminou há dois dias com o acordo parcial de libertar todos os detidos em 90 dias.

Os protestos contra o governo estouraram em 18 de abril do ano passado contra a reforma da seguridade social que levou à exigência de renúncia do presidente Ortega, acusado de atos de corrupção e opressão às liberdades.

*Com informações da Andina, agência pública de notícias do Peru.

Edição: Maria Claudia



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Remanejamento automático de alunos teve início na rede pública de Sorriso

A vida escolar de crianças e adultos foi reinventada em 2020. Mas uma coisa continua como sempre: novas matrículas, rematrículas e remanejamentos continuam sendo...

PF desarticula quadrilha que fraudava benefícios do INSS

A Polícia Federal (PF) e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia deflagraram hoje (2) a Operação Cucurbitum, para desarticular uma...

Polícia faz maior apreensão de cocaína no Rio de Janeiro

Agentes da Polícia Federal (PF) apreenderam cerca de 2,5 toneladas de cocaína, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na noite da...

Fávero pede a bancada federal celeridade na aprovação de PL que autoriza tráfego de equipamentos agrícolas nas rodovias

Em indicação (nº 523/20) destinada à bancada federal, o deputado estadual Silvio Fávero solicita celeridade na tramitação e apoio ao Projeto de Lei nº...
Publicidade
x