25.8 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 25 novembro, 2020
Início MUNDO NACIONAL Instituto Nacional de Meteorologia comemora 111 anos e lança aplicativo

Instituto Nacional de Meteorologia comemora 111 anos e lança aplicativo

O usuário irá receber aviso meteorológico no celular com as informações do tipo de aviso, severidade e duração
Por Cenário MT/MAPA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), completa, nesta quarta-feira (18), 111 anos de serviços prestados à sociedade brasileira.

Em comemoração, o órgão lança um novo aplicativo com diversas funcionalidades e informações meteorológicas. Além da previsão de tempo para todo o Brasil, o aplicativo oferece informações em tempo real de todas as estações meteorológicas do instituto, imagens de satélite, mapas de previsão numérica do tempo e imagens de radar.

O grande diferencial do aplicativo são os avisos meteorológicos. Sempre que um aviso meteorológico for emitido para a região do usuário, uma notificação será enviada diretamente para o celular com as informações do tipo de aviso, severidade e duração.

O aplicativo está disponível nas versões para Android e IOS.

Desde 1909, o Instituto é responsável por monitorar e gerar informações meteorológicas, elaborar e divulgar em nível nacional a previsão do tempo, promover a execução de estudos e levantamentos climatológicos aplicados ao setor agrícola, acompanhar a evolução dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, coordenar, elaborar e executar programas e projetos de pesquisas agrometeorológicas, coordenar e operar as redes de observações meteorológicas e de transmissão de dados, entre outras funções.

Além disso, o Inmet representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) e, por delegação desta organização, é responsável pelo tráfego das mensagens coletadas pela rede de observação meteorológica da América do Sul e os demais centros que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.

O diretor do Inmet, Carlos Edison Carvalho Gomes, destaca que o instituto tem papel preponderante no fornecimento de informações meteorológicas para a população, nos aspectos relativos à salvaguarda de vidas humanas e bens com a emissão de avisos e alertas à Defesa Civil, em especial, ao agronegócio. O Inmet tem participação importantíssima na produção agrícola, fornecendo apoio, com informações de tempo e clima, para o adequado planejamento das atividades desse setor da economia.

“Tenho plena consciência de que sem o profissionalismo, o comprometimento e a dedicação de todos os que fazem o Inmet não teríamos chegado a esse nível de excelência na prestação do Serviço Meteorológico aos nossos usuários. Nesta oportunidade, parabenizo todos os que labutam neste Instituto, em todo o Brasil, e, reafirmando a confiança no trabalho de cada um, presto as mais sinceras homenagens a todos por ocasião deste aniversário do Inmet” afirmou o diretor.



- Publicidade -

Últimas

Contran revoga suspensão de prazos relacionados a habilitação e veículos; entenda

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União que circulou terça-feira (24.11), a resolução n° 805 que reestabelece os prazos...

Consumidores inadimplentes podem renegociar dívidas na 7ª Semana Nacional de Educação Financeira

Os consumidores que possuem pendências com instituições financeiras e de telecomunicações podem renegociar suas dívidas até o dia 29 de novembro pela plataforma de...

Novas contratações da linha de crédito Fundeic estão suspensas temporariamente

Em razão do Decreto nº710, publicado no Diário Oficial edição extra de (16.11), que dispõe sobre os prazos e limites para execução orçamentária e...

Oficiais colombianos e rondonienses conhecem estrutura do Gefron

O modelo de combate aos crimes de tráfico de drogas e roubo de veículos nas regiões fronteiriças de Mato Grosso tem chamado a atenção...
Publicidade
x