34 presos diagnosticados com o novo coronavírus fugiram da Cadeia Pública de Cambará, na região norte do Paraná, de acordo com o Depen-PR (Departamento Penitenciário do Paraná). Os detentos escaparam após cavarem um túnel de aproximadamente 30 metros por volta das 5 horas da manhã desta terça-feira (22).
--Continua depois da publicidade--
Segundo o Depen, a PM (Polícia Militar) prestou apoio à contenção do presídio e na busca dos fugitivos. Até agora, quatro já foram recapturados. A carceragem foi interditada e novas entradas estão proibidas.
“Nós estamos trabalhando desde cedo, fazendo a limpeza e esperando a chegada do concreto na unidade. Vai ser consertado ainda hoje. Os presos estão do outro lado da unidade”, disse o coordenador estadual do Depen, Reginaldo Peixoto ao Paraná Portal.
Segundo ele, a testagem em massa foi solicitada à Secretaria de Saúde. Na primeira testagem, foram 13 pessoas confirmadas com coronavírus. “Diante dessa testagem positiva, solicitamos uma testagem em massa junto à Secretaria de Saúde. No domingo recebemos o diagnosticados: dos 122 presos, 118 foram confirmados”, completou Peixoto.
Além dos detentos, outros três agentes penitenciários também tiveram diagnóstico positivo.
--Continua depois da publicidade--
Todos os infectados estão sendo acompanhados diariamente por uma equipe no próprio local. Segundo o Depen, o estado de saúde dos presos é considerado bom. A maioria está assintomática enquanto outros têm sintomas leves. Por fim, o Depen afirma que não foi necessária nenhuma transferência para tratamento de saúde.
“Estamos em quarentena na unidade, sem transferências e sem receber novos presos na unidade, até o tratamento adequado dessas pessoas e a liberação pelo setor de Saúde do município”, finaliza o coordenador estadual do Depen.
PRESOS COM COVID-19 NO PARANÁ
O Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná) elaborou um mapa de monitoramento da covid-19 nas unidades penais do Paraná. Segundo a plataforma, são 190 policiais penais e 590 presos infectados com o novo coronavírus. De acordo com o sindicato, um agente e três detentos morreram por complicações da doença.
Já o último boletim da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) aponta que o Paraná acumula 4.103 mortes e mais de 143 mil infectados.