A mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu tem estreia marcada para esta quarta-feira (25) em São Paulo, no CineSesc. O evento reúne 23 filmes dirigidos por 16 cineastas de dez países da região, que estarão em exibição até 2 de julho, com ingressos a R$10.
Com curadoria de Maria Vragova e Luiz Gustavo Carvalho, a programação aborda oito décadas da cinematografia da Europa Oriental, refletindo importantes contextos históricos, como a Segunda Guerra Mundial e o período comunista. As obras também exploram temas universais, como amor, guerra e questões femininas, segundo a curadora Maria Vragova.
A sessão inaugural, gratuita e aberta ao público, exibe o longa Meu século XX (1989), da húngara Ildikó Enyedi, que narra a trajetória de irmãs gêmeas separadas na infância, revelando uma reflexão sobre o papel da mulher na era moderna.
Destaques da programação
Entre os destaques, está o filme Sapatos Rasgados (1933), da russa Margarita Barskaya, pioneira no cinema mundial, cuja obra inédita no Brasil retrata a vida de crianças em meio à ascensão do fascismo na Alemanha.
A cineasta polonesa Hanna Polak participa pela primeira vez do evento no Brasil, com sessões comentadas de seus documentários premiados As crianças de Leningradski (2005) e Algo melhor por vir (2014), ambos exibidos no dia 1º de julho.
Na programação, estão também filmes inéditos no país, como Quando o relâmpago brilha sobre o mar (2025), da ucraniana Eva Neymann, que retrata a resistência em Odessa durante a Guerra da Ucrânia, e Um pequeno segredo noturno (2023), da russa Natália Meshanínova.
Outro destaque é a cineasta húngara Márta Mészáros, com mais de 70 anos de carreira e filmes que discutem o papel da mulher e a luta contra o patriarcado, incluindo a premiada obra Adoção (1975).
Além das exibições presenciais, três filmes da mostra estarão disponíveis gratuitamente na plataforma Sesc Digital até o fim do ano.