A contagem da Reuters inclui mortes em que a covid-19 foi mencionada em atestados de óbito na Inglaterra, no País de Gales e na Irlanda do Norte até 5 de junho, além de menções na Escócia até 7 de junho. Os dados também incluem mortes hospitalares mais recentes.
--Continua depois da publicidade--
O Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (ONS, em inglês), que atualiza os números semanalmente, informou nesta terça-feira (16) que o número de mortes envolvendo a doença respiratória na Inglaterra e no País de Gales até 5 de junho subiu para 47.820.
O elevado número de óbitos provocou críticas à conduta do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em relação à pandemia, com partidos da oposição e alguns cientistas dizendo que o Reino Unido demorou a impor uma quarentena ou proteger os idosos em casas de repouso.
Epidemiologistas dizem que o excesso de mortalidade – por todas as causas que excedem a média de cinco anos pela primeira vez em 2020 – é a melhor maneira de medir os óbitos por um surto de doença, já que é comparável internacionalmente.
Embora esses números demorem mais para serem compilados, o Reino Unido também parece enfrentar dificuldades nesse índice.
--Continua depois da publicidade--
Cerca de 64.500 pessoas a mais do que o habitual morreram no Reino Unido durante a pandemia deste ano, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, disse Nick Stripe, chefe de Análise de Saúde do ONS.
- PRF prende homem que realizou assalto no pedágio de Arujá
- Mato Grosso do Sul: Empresa divulga balanço das atividades na MS-306 após 11 meses de concessão
- Em Colônia do Gurguéia/PI: PRF recupera na BR 135 motocicleta que havia sido tomada de assalto há 07 anos e prende homem pelo crime de Receptação
- Mulher dá à luz gêmeos em ônibus durante viagem do Ceará ao Rio de Janeiro
- Mato Grosso do Sul: Assembleia inicia semana com 10 projetos do Governo em tramitação