O Brasil perdeu uma de suas maiores figuras do empresariado. Abilio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar, faleceu neste domingo (18), aos 87 anos, em São Paulo.
A causa da morte foi insuficiência respiratória em decorrência de uma pneumonite. O empresário estava internado no Hospital Albert Einstein.
Em nota oficial, a família Diniz lamentou a perda e agradeceu as mensagens de apoio. “O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022”, diz o comunicado.
Legado de um gigante do varejo de Abilio Diniz
Por quase cinco décadas, Abilio Diniz liderou o Grupo Pão de Açúcar, transformando-o em um dos maiores conglomerados varejistas da América Latina. Sua visão empreendedora e sua paixão por inovação marcaram uma geração de empresários brasileiros.
Além de sua trajetória no mundo dos negócios, Abilio Diniz era conhecido por sua atuação em diversas áreas, como escritor, palestrante, atleta e apresentador de televisão. Ele também participou de importantes conselhos, como o Conselho Monetário Nacional e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Um sequestro que marcou a história
Em 1989, Abilio Diniz foi sequestrado em São Paulo e passou seis dias em cativeiro. O caso repercutiu nacionalmente e marcou a vida do empresário.
A morte de Abilio Diniz representa uma grande perda para o Brasil. Sua história de vida e seus feitos inspirarão gerações futuras de empresários e empreendedores.