O Ministério da Saúde recebe até amanhã (27) contribuições para a consulta pública da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) da pasta. A sondagem é direcionada a gestores, profissionais, acadêmicos, entidades da sociedade e interessados.
A PNPS é um dos instrumentos de políticas públicas da atenção primária à saúde, nome dado para o primeiro nível de atenção em saúde, que envolve prevenção, diagnóstico, redução de danos, manutenção da saúde.
--Continua depois da publicidade--
Fazem parte da atenção primária a estratégia de saúde da família, as unidades de saúde e programas como o Saúde na Hora, Médicos pelo Brasil e o Previne Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, a consulta pública abarca uma série de iniciativas do ministério, como as políticas nacionais de Promoção da Saúde; de Alimentação e Nutrição; de Atenção Básica; de Práticas Integrativas e Complementares; de Controle do Tabaco; de Humanização e de Participação Social.
As contribuições devem ser feitas por meio de uma página criada no site do Ministério da Saúde. No formulário o participante pode sugerir a exclusão, alteração ou inclusão de novas atribuições e ações.
O conjunto das recomendações apresentadas será analisado pela equipe técnica do Ministério da Saúde. Elas poderão ser agregadas no documento da pasta sobre as recomendações para operacionalizar a Política Nacional de Proteção da Saúde.
--Continua depois da publicidade--
- Menina de 12 anos tem parto em casa e bebê é assassinado
- Ampliados setores que vão abrir durante lockdown no Distrito Federal
- Brasil tem recorde de mortes por covid-19 pelo terceiro dia seguido
- Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado no dia 17 de julho
- Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo