30.2 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 16 setembro, 2021
InícioMUNDOMinistério da Saúde promove testagem rápida com voluntários no DF

Ministério da Saúde promove testagem rápida com voluntários no DF

Evento é em área movimentada e permitirá avaliar requisitos necessários ao Plano Nacional de Testagem, que poderá resultar em estratégia de triagem de casos de covid-19.
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Um projeto-piloto de testagem rápida contra a covid-19 começa a ser posto em prática hoje (14) em Brasília. Em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF), o Ministério da Saúde está fazendo, desde as 11h, testes de antígenos em 200 voluntários no estacionamento da Feira dos Importados.

O local foi escolhido por ser de grande circulação. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou do evento, que avaliará os requisitos necessários para a adoção do Plano Nacional de Testagem, que pretende se tornar uma estratégia nacional de triagem de casos de covid-19.


--Continua depois da publicidade--

Entre os itens avaliados, estão o tempo de triagem, a rastreabilidade do uso dos testes, o perfil epidemiológico dos voluntários e os resultados positivos entre os voluntários testados, sejam eles sintomáticos ou assintomáticos.

Os testes rápidos foram produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) fazem as coletas. Os resultados saem de 20 a 30 minutos após a testagem. Quem tiver resultado positivo terá de concordar em voltar para casa e manter o isolamento social. Dois médicos da Secretaria de Saúde  estão emitindo atestados para aqueles que tiverem a doença detectada.

Segundo o Ministério da Saúde, uma testagem em massa sistemática é fundamental para identificar casos sintomáticos e assintomáticos na população geral e em grupos vulneráveis. Essa estratégia também permite orientar medidas de controle da circulação do vírus. Os resultados das análises, informou a pasta, ajudam os gestores a planejar abordagens semelhantes e adotar medidas adicionais para conter a doença.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,321FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

apresentação de contas
Campanha da Expolucas arrecada R$ 32 mil para Apae e famílias de vítimas da Covid-19
setembro 16, 2021
ferrovia estadual de MT
Prefeito de Lucas do Rio Verde destaca agilidade do Governo para construção da 1ª ferrovia estadual de MT
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Saúde imuniza 1.500 jovens de 20 anos ou mais contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Jovens de 12 a 17 anos com comorbidades devem fazer o pré-cadastro para vacinação em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021