Uma equipe do Ministério da Saúde fez uma previsão alarmante sobre o número de mortes por Covid-19 para as próximas semanas no país. De acordo com informações oficiais, o Brasil viverá o pior momento da pandemia do coronavírus.
Os auxiliares mais próximos ao ministro Eduardo Pazuello acreditam que serão 3 mil mortes por dia por covid-19 no país. A previsão de recorde no número de mortes é a soma de diversos fatores, como as aglomerações de fim de ano e do carnaval, o crescimento na transmissibilidade do vírus, a circulação no país de novas variantes mais contagiosas e com grande carga viral, a queda dos índices de isolamento social, as novas cepas e o colapso hospitalar em diversos estados.
--Continua depois da publicidade--
Segundo o site Valor Econômico, o Ministério da Saúde olha com cautela para a região Sul do país. No Rio Grande do Sul a ocupação de leitos de UTI ficou em 100% ao longo da semana. Já Santa Catarina está transferido pacientes com covid-19 para o Espírito Santo.
Apesar de o Ministério da Saúde saber da situação e esperar um aumento expressivo no número de casos e mortes, a avaliação da pasta é que não há muito o que fazer, além de estimular que os estados reabram hospitais de campanha. O governo federal pensa em reabrir esse tipo de instalação. Sobre a vacinação, Pazuello espera que a vacinação acelere a partir deste mês, com o aumento de produção de vacinas por parte do Instituto Butantan e da Fiocruz.
- Paciente em respiração mecânica sem o 'kit intubação' com consciência equivale a tortura, diz infectologista da USP
- Pandemia faz brasileiro perder quase 2 anos na expectativa de vida ao nascer
- Terremoto de magnitude 6,0 atinge a Indonésia e causa danos; há relato de 1 morte
- São Paulo inicia vacinação de professores de escola pública e particular
- Quanto tempo dura a proteção das vacinas contra a Covid-19?