29.8 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 11 abril, 2021
InícioMUNDOMilhares de profissionais são capacitados para atuar no enfrentamento aos crimes de...

Milhares de profissionais são capacitados para atuar no enfrentamento aos crimes de fronteira

Curso abordou o problema do comércio ilícito, o crime organizado e a cooperação entre as instituições que atuam na região
Por CenarioMT

Cerca de 1.300 agentes de segurança pública de todos os estados brasileiros e de países da América do Sul e América Central foram capacitados para atuar no enfrentamento aos crimes que ocorrem nas fronteiras com o Brasil, durante o curso “Segurança Multidimensional nas Fronteiras”, ministrado à distância até esta sexta-feira (26).

O foco principal da iniciativa foi a Tríplice Fronteira entre a Argentina, Brasil e Paraguai, região que se apresenta como uma das principais rotas do comércio ilícito e intensa presença de organizações criminosas. O curso é uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.


--Continua depois da publicidade--

O objetivo da iniciativa é reduzir a diferença de atuação entre as instituições que lidam com o controle do comércio de produtos falsificados e contrabandeados na fronteira para um melhor enfrentamento às organizações criminosas. A capacitação abordou o funcionamento do crime organizado, o processo de transnacionalização dos mercados ilícitos e a cooperação jurídico-policial na gestão das fronteiras, principalmente na cooperação entre estados brasileiros e os países participantes.

Agentes que atuam no âmbito do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA), do MJSP, também participaram da ação, além de representantes de países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru, Equador e Guatemala.

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

CAMPEONATO MATO-GROSSENSE
Com gol no fim, Cuiabá vence o Luverdense na Arena Pantanal
abril 11, 2021
COVID 19
Lucas: Saúde confirma mais um óbito por Covid-19 e total de mortes chega a 109
abril 10, 2021