32 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 20 junho, 2021
InícioMUNDOMato Grosso do SulMato Grosso do Sul: Cooperação técnica entre SES e Corpo de Bombeiros...

Mato Grosso do Sul: Cooperação técnica entre SES e Corpo de Bombeiros Militar pretende investir em profissionais da área de saúde e pesquisa

Por Redação CenárioMT

Com objetivo de fomentar as ações que estimulem o fortalecimento da saúde pública, as Secretarias de Estado de Saúde, de Justiça e Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros Militar celebraram o Termo de Cooperação Técnica para a realização de cursos profissionais, treinamentos e pesquisas na área de saúde.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a estratégia é aprimorar a qualificação de ambas as Instituições. “O Corpo de Bombeiros Militar é um grande parceiro na área da saúde. Essa parceria tem a finalidade de fortalecer essa integração entre técnicos da SES e profissionais da área de saúde da Corporação”.


--Continua depois da publicidade--

Segundo o assessor técnico da SES, coronel Marcello Fraiha, a cooperação vai permitir apresentar muitos estudos técnicos, colocando-os em prática, em benefício da sociedade. “Podemos otimizar o custeio de cursos que são essenciais para a área de saúde e que são muito custosos. Nós podemos oferecer cursos de suporte básico de vida tanto para acadêmicos e profissionais da área de saúde e podemos levar essa parceria para pesquisas de novas técnicas de atendimento às vítimas de traumas e emergências clínicas traumáticas e obstétricas”.

O diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES e da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS), André Vinicius Batista e Assis, o Termo pode aproveitar a expertise que vai além da área da saúde, como a questão da logística. “Na pandemia, tivemos a incorporação da Assessoria Militar na SES, esse trabalho ficou cada vez mais consolidado, indo além das ações de urgência e emergência refletindo positivamente para a população de todo o Estado. Atualmente, o banco de credenciados da Escola de Saúde Pública conta com profissionais de praticamente todas as áreas da Saúde”.

Marcello Fraiha ainda afirma que há um estudo que prevê a realização do primeiro curso desta parceria, o de APH. “É o curso de atendimento às vítimas em locais de alto risco, imagina fazer o atendimento em um confronto armado ou à vítima de violência doméstica. O curso visa justamente saber como a vítima se comporta nestas situações e como a equipe de saúde pode prestar esse atendimento. Há também a previsão do curso aeromédico, com intensivistas. Ou seja, são capacitações cruciais na área de atendimento móvel e pré-hospitalar que pretendemos fazer”.

O Termo


--Continua depois da publicidade--

O presente Termo tem por objeto estabelecer condições necessárias para a realização de palestras, treinamentos, cursos, capacitações, habilitações, instruções continuadas e pesquisas voltadas nas áreas de suporte básico e avançado de vida do serviço de atendimento móvel de urgência e emergência terrestre e aéreo do Corpo de Bombeiros Militar. O prazo de vigência do presente Acordo é de 24 (vinte e quatro) meses, contado a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado.

O Termo foi assinado pelos secretários estaduais Geraldo Resende (Saúde) e Antônio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), além do Coronel Hugo Djan Leite (Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar), coronel Marcello Fraiha (Assessor Técnico da SES) e André Vinicius Batista e Assis (Diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES e da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/MS).

Rodson Lima, SES


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Passageiro de Lucas do Rio Verde ‘passa mão’ em idosa durante viagem de ônibus
junho 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Agentes de Saúde e Atenção Básica recebem capacitação em Lucas do Rio Verde
junho 19, 2021