29.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 19 setembro, 2021
InícioCENÁRIO AGROMato Grosso do Sul: Agraer de Coxim visita produção de hortaliças em...

Mato Grosso do Sul: Agraer de Coxim visita produção de hortaliças em estufas, com energia solar e biodigestor

Por Redação CenárioMT

A Agraer de Coxim, representado pelo Engenheiro Agrônomo Carlos Sanches e a Gestora Luciana Martins responsável pela Associação dos Agentes Ambientais do Taquari, fizeram uma visita de trabalho nos produtores Vilson Alves Santiago e Alcirlei Nunes da Silva, no lote 28, do Assentamento Triunfo, onde possuem hortaliças em estufas, criação de bovinos de leite, suinocultura e pequenos animais, em uma área de 5,15 há, utilizando mão-de-obra familiar, composto pelo casal e um filho de 14 anos. Todos residem na propriedade.

Possuem operações com o credito fundiário e recursos do Pronaf Mais Alimentos, com pagamentos em dia, contando com uma renda mensal razoável, com a venda da produção para o PNAE, Feiras Municipais e Mercado local de Coxim.


--Continua depois da publicidade--

Eles são agradecidos com o apoio de toda equipe técnica da Agraer, que desde o início do assentamento está presente e atuante na vida desses produtores. O lote possui energia solar para irrigação das estufas de hortaliças, financiada com recursos do Pronaf Mais Alimentos.

Outras alternativas interessantes são: o Biodigestor que produz Biofertilizantes e o gás metano produzido com dejetos de suínos da propriedade, projetos este que contribuem com a melhoria do meio ambiente.

O gás metano, hoje, é aproveitado no preparo da alimentação familiar. O biofertilizante é um produto orgânico, livre de produtos químicos industriais, sendo que esse tipo de adubo é economicamente viável, devido ao seu baixo custo de produção, podendo o produtor familiar se beneficiar com uma adubação rica em nutrientes, inclusive substituindo outras formas de adubação mineral.

A Agraer de Coxim, mesmo com recursos escassos, esses produtores continuam com seu trabalho nas propriedades rurais, realizando a concretização de um sonho, com a melhoria de qualidade de vida familiar, aumentando a expectativa de seus filhos permanecerem no campo.


--Continua depois da publicidade--

Carlos Sanches (escritório da Agraer de Coxim) e Luciana Martins (Gestora Ambiental)

 

Redes sociais

107,326FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Bairro Jaime Seiti Fujii recebe revitalização da sinalização viária
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Sistema Único de Saúde (SUS) completa 31 anos de existência neste domingo
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Pouco mais de 40% dos cadastros de túmulos do Cemitério Municipal foram atualizados
setembro 18, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque regional por trabalho desenvolvido pela saúde do homem
setembro 18, 2021