22.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 04 março, 2021
Início MUNDO INTERNACIONAL Marcelo Rebelo de Sousa é reeleito presidente de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa é reeleito presidente de Portugal

Por G1

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito presidente de Portugal neste domingo (24), ao obter 60,7% dos votos. Em segundo lugar ficou a candidata socialista Ana Gomes, com 12,97%, e em terceiro André Ventura, com 11,9%.

No total, o atual presidente teve 2.533.799 votos, enquanto a segunda colocada teve 541.345 e o terceiro 496.583, de acordo com a emissora RTP. A abstenção foi de 60,51%.


--Continua depois da publicidade--

Após a confirmação oficial de sua vitória, Rebelo afirmou que “Temos de reenconcontrar o que ficou perdido. Fazer esquecer as xenofobias, as exclusões, os medos. Temos de valorizar as inclusões, os afetos, as cidadanias”.

“A melhor homenagem que podemos prestar aos mortos é cuidar dos vivos e com eles recriar Portugal”, disse o presidente reeleito.

 

“Os portugueses não querem uma pandemia infindável, uma crise sem termos à vista, um empobrecimento agravado, um recuo em relação a outras sociedades europeias, um sistema político lento a perceber a mudança e um extremismo nas pessoas, atitudes e vida social e política, e querem uma pandemia dominada o mais rápido possível, uma presidência da União Europeia fortalecendo o papel de Portugal e do mundo”, acrescentou.

Rebelo, de 72 anos, chegou a sofrer uma queda nas pesquisas de intenção de voto, especialmente após o agravamento da pandemia de Covid-19 no país nas últimas semanas.

Mas, aparentemente, funcionou seu apelo para que se evitasse mais três semanas de campanha, levando a decisão a um segundo turno, e os eleitores acreditaram em sua promessa de transformar o combate ao coronavírus em prioridade máxima.


--Continua depois da publicidade--

Sete candidatos concorriam à presidência, mas havia oito candidatos no boletim de voto. Isto porque que um dos concorrentes, Eduardo Baptista, o primeiro da lista, não se qualificou, mas acabou incluído na versão final do documento. Os boletins foram impressos antes da Comissão Nacional Eleitoral dar seu parecer sobre a regularização das candidaturas, de acordo com a RFI.

Em Portugal, o chefe de Estado não tem poder executivo, mas pode dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas em caso de crise política. Rebelo de Sousa conviveu até agora sem maiores atritos com o primeiro-ministro socialista, António Costa, que deu apoio oficioso à sua reeleição.

Abstenção

O medo da Covid-19 provocou um grande índice de abstenção, mas não um recorde, como chegou a ser previsto. O número de eleitores a comparecer aos centros de votação teria ficado abaixo do registrado em 2016, mas acima do número de 2011. O voto não é obrigatório em Portugal.

Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, até às 16 horas, 35,44% dos eleitores tinham votado. Nas últimas eleições presidenciais, em 24 de janeiro de 2016, à mesma hora, esse número era de 37,69%. Em 2011, foi de 35,16%.

Ao final, o índice de abstenção foi de 60,51%: 6.530.350 portugueses deixaram de votar.

Pandemia

 

O país de 10 milhões de habitantes está passando por um grave surto de pandemia desde o final de 2020, quando regras de distanciamento e prevenção foram relaxadas no período de Natal, com a maior média anual de novos casos e mortes per capita em sete dias.

As autoridades relataram um número recorde diário de 274 mortes e mais de 15.300 novos casos no sábado (23), com fila de ambulâncias por várias horas em hospitais lotados.

Já o governo de Portugal identificou na sexta-feira (22) o primeiro caso de infecção por coronavírus ligado a uma variante sul-africana, outra das mutações recentes do Sars-Cov-2 apontada como de alta transmissão.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Educação
Novas turmas retornarão às aulas presenciais em Lucas do Rio Verde
março 04, 2021
OPORTUNIDADE
Confira as vagas de emprego em Lucas do Rio Verde hoje, 4 de março de 2021
março 04, 2021