33.1 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 24 junho, 2021
InícioMUNDOMais de 4,7 mil municípios aderem à programa de qualificação

Mais de 4,7 mil municípios aderem à programa de qualificação

O programa Saúde com Agente oferece cursos para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias
Por CenarioMT

Com o objetivo de qualificar agentes de saúde de todo o país, o Programa Saúde com Agente já conta com a adesão de mais de 4,7 mil secretarias municipais de saúde, representando mais de 80% das cidades brasileiras. A iniciativa do Ministério da Saúde oferta cursos para o fortalecimento dos serviços prestados no âmbito da Atenção Primária.

São oferecidas qualificações técnicas para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). A adesão deve ser feita pelos secretários de saúde dos estados, municípios e Distrito Federal diretamente no sistema do Ministério da Saúde. O prazo final para participar da iniciativa é sexta-feira (4).


--Continua depois da publicidade--

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, destaca que a alta adesão ao programa demonstra a credibilidade e importância da iniciativa. “As atividades desempenhadas por esses profissionais fora das unidades de saúde permitem um cuidado mais humano e acolhedor, o que é fundamental para ampliarmos o acesso da população aos serviços de saúde.”

Mayra afirma que esses profissionais que entram nas residências da população estabelecem laços de confiança com os cidadãos e representam a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Por isso, precisamos investir na formação técnica dos agentes, levando em consideração as novas competências e habilidades.”

A região Nordeste lidera o ranking de adesão desde o lançamento do edital, em 29 de abril, com 1.751 municípios participantes. Sudeste vem em seguida, com 1.260; Sul, com 873; Centro-Oeste, com 426; e Norte, com 427 municípios integrados ao programa.

Aos estados e municípios que aderirem à iniciativa será garantido incentivo financeiro de apoio às ações do programa por meio de repasses fundo a fundo. Os recursos deverão ser utilizados para custeio dos preceptores do curso e para cobertura de despesa pedagógica necessária às atividades educacionais desenvolvidas durante a capacitação.


--Continua depois da publicidade--

Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos no endereço eletrônico [email protected] ou pela Central de Teleatendimento do Ministério da Saúde – Disque Saúde 136.

Com informações do Ministério da Saúde


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Campanha de doação de sangue será realizada neste sábado (26) em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Pessoas com 52 anos completos são incluídas na vacinação de sexta-feira (25) em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021