23.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 02 dezembro, 2021
InícioMUNDOMais de 3,1 milhões de estudantes fazem a prova do Enem neste...

Mais de 3,1 milhões de estudantes fazem a prova do Enem neste domingo

No primeiro dia de prova, os estudantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e de língua estrangeira
Por CenarioMT

A escolha entre cursar medicina ou direito ainda é uma dúvida para a estudante Laura Almeida, de 17 anos, que mora em Rio Branco, no Acre. Mas o caminho para chegar à universidade ela já sabe. Laura está entre os 3,1 milhões de estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa a ser aplicado neste domingo (21/11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ela estuda no colégio da Universidade Federal do Acre (UFAC) e vem se preparando para o Enem desde o primeiro ano do ensino médio. “O Enem é uma prova preparatória e uma prova, também, onde vai estabelecer uma conexão entre a escola e a faculdade, a criação de responsabilidade e o implemento do jovem no mercado de trabalho depois que terminar a graduação. É uma prova muito importante onde ele não vai medir sua inteligência e sim o seu esforço”, destaca a estudante.

Dos 3.109.762 estudantes inscritos, 3.040.871 vão fazer a versão impressa e 68.891, a prova digital.


--Continua depois da publicidade--

No primeiro dia do exame, no próximo domingo (21/11), os candidatos vão fazer as provas objetivas de linguagens, ciências humanas, de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e a avaliação de redação. Os estudantes têm 5 horas e 30 minutos para responder às questões e fazer a redação.

No segundo dia de prova, dia 28, a avaliação será de matemática e ciências da natureza e os estudantes terão 5 horas para responderem as questões.

Tanto no primeiro quanto no segundo domingo de prova, os portões abrem às 12h e o fechamento está previsto para às 13h (horário de Brasília). O início da prova deve ocorrer às 13h30, após os procedimentos de segurança.

Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/).


--Continua depois da publicidade--

Segurança

O Governo Federal já montou todo o aparato para garantir a segurança da prova.
“O mais importante é assegurar para todos os alunos e pais que a prova será realizada com toda a segurança”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

“A Polícia Federal estará de forma presente, de forma remota, vamos acionar o Centro de Comando e Controle em Brasília também para acompanhar o país inteiro através da Secretaria de Operações Integradas do Ministério. Está tudo pronto, tudo preparado e agora é só aguardar o dia da seleção”, complementou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Covid-19

O participante que apresentar sintoma de covid-19 na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame não deve comparecer ao local de prova e poderá solicitar reaplicação. O procedimento deve ser realizado pela Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, com anexo da documentação que comprove a condição de saúde do inscrito.

A documentação deve apresentar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde do inscrito e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura de um médico contendo o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Protocolo de biossegurança

Como medida de prevenção à covid-19, o Inep seguirá protocolo de biossegurança durante a aplicação do exame. O uso de máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca, será obrigatório durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova, sendo permitido retirá-la apenas no momento da identificação, antes de acessar a sala de prova, para beber água e para se alimentar.

É permitido que o participante leve máscara reserva para trocar durante a aplicação, além de álcool líquido ou em gel para higienizar as mãos. O Inep também recomenda que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo.

Segunda aplicação

Os participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição 2021, no período de 14 a 26 de setembro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação será nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). O cartão de confirmação para essa aplicação será disponibilizado em data mais próxima à realização do exame, a ser divulgada.

Enem

O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).


--Continua depois da publicidade--

As instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,351FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Organizadores agradecem o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde no McDia Feliz 2021
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Cursos técnicos estão com 120 vagas abertas na Secitec de Lucas do Rio Verde
dezembro 02, 2021
RETOMADA NO COMÉRCIO
Com horário estendido, comércio luverdense pode ampliar em até 40% as vendas no fim de ano
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Descarte incorreto: entulhos de construção civil são encontrados em contentor de lixo
dezembro 02, 2021