31.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 13 junho, 2021
InícioMUNDOLotação máxima em cidade de MS faz Saúde mandar 8 pacientes com...

Lotação máxima em cidade de MS faz Saúde mandar 8 pacientes com Covid para Rondônia: ‘Ato de reciprocidade’

Por Graziela Rezende, G1 MS

Oito pacientes diagnosticados com Covid-19 e que estavam internados em Dourados, na região sul do estado, estão sendo transferidos para Rondônia nesta sexta-feira (4). O município, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está em bandeira cinza, com lotação máxima no sistema de saúde.

A transferência destes pacientes ocorre após autorização dos familiares e dos próprios pacientes. No dia anterior, houve uma reunião coordenada pelo Coronel Marcello Fraiha, Assessor da Secretaria de Estado de Saúde, em que envolveu diversos representantes de instituições do estado e de Rondônia, além do Ministério da Saúde e da Defesa.


--Continua depois da publicidade--

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a oferta de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi oferecida pelo secretário Fernando Rodrigues Máximo (Saúde) e pelo governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha.

Ainda conforme Resende, este “é um ato de reciprocidade”, já que, em janeiro deste ano, o estado de Rondônia precisou dos leitos do Hospital Regional (HR), que é do governo do estado. Agora, ocorre uma retribuição de “forma generosa”.

A transferência teve início às 6h (de MS), com os pacientes saindo em ambulâncias – do tipo UTI móvel, para a capital sul-mato-grossense, acompanhado de médicos e enfermeiros, sendo o estado de Rondônia o destino final.

Dos 8 pacientes, 4 são mulheres com idades de 79, 68, 58, 52 e de 29 anos. E 3 são homens de 55, 51 e 32 anos. O transporte aéreo será realizado com emprego da aeronave C105 Amazonas da ALA 5 da Força Aérea Brasileira (FAB) previsto para decolar às 12h.


--Continua depois da publicidade--

Antes, no dia 2 de junho deste ano, o primeiro paciente a ser encaminhado para Porto Velho (RO) foi transferido no dia 2 de junho e reside em Bonito, na região sudoeste do estado.

Paciente de outro município

 

Nesta sexta (4), segundo a SES, o décimo paciente a ser transferido é um homem 29 nove anos, que está internado em Eldorado, a 447 km de Campo Grande. Ele vai na UTI aérea do Corpo de Bombeiros, com saída de Eldorado prevista para às 11h de Eldorado e previsão de chegada em Porto velho às 18h.

Espera por leitos

Em Mato Grosso do Sul, conforme a Saúde, 293 pessoas aguardam por leitos nesta sexta-feira (4). Nesta mesma data, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid é de102,87%, tanto na rede privada quanto pública.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMUNIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde imuniza 750 pessoas em Dia de Campanha contra a Covid-19
junho 13, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021