As inscrições para o curso Direitos e Políticas Públicas para Povos de Terreiro e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana se encerram nesta terça-feira (1). Voltado a servidores públicos, o curso é promovido pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o objetivo de discutir direitos e políticas públicas voltadas a quilombolas, povos tradicionais, de terreiro e ciganos.
São 35 vagas disponíveis para a formação online, que terá início em 28 de julho. O curso conta com 20 horas de carga horária e oferece certificado aos participantes. Entre os temas abordados estão fundamentos e relações entre cultura e identidade, resistência da diáspora africana, racismo religioso e ambiental, além de marcos legais e tradições de matriz africana.
Segundo Eloá Moraes, coordenadora-geral de Políticas para Comunidades Tradicionais do Ministério da Igualdade Racial, a iniciativa representa um compromisso do governo federal com a qualificação da gestão pública e a melhoria dos serviços para populações historicamente vulnerabilizadas pelo racismo institucional.