O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado da análise dos pedidos de reaplicação da Prova Nacional Docente (PND) 2025. A nova aplicação do exame está marcada para o dia 30 de novembro.
O resultado das solicitações já pode ser consultado no Sistema PND, e os candidatos que tiveram o pedido aprovado terão um novo Cartão de Confirmação de Inscrição, que informará número de inscrição, local, data e horário da reaplicação.
Segundo o Inep, puderam solicitar a reaplicação os candidatos que enfrentaram problemas logísticos durante a prova regular. Além disso, participantes de nove locais onde o exame foi cancelado estão automaticamente inscritos para a nova data.
Locais com reaplicação obrigatória
O Inep cancelou a aplicação regular da PND 2025 em 26 de outubro devido a irregularidades que comprometeram a lisura do exame, como superlotação e falta de estrutura adequada. Os locais e municípios onde haverá reaplicação obrigatória são:
- São Luís (MA): IEMA Pleno Rio Anil;
- Vespasiano (MG): Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França;
- Santa Rita (PB): ECI E.F.M Maria de Lourdes Araújo;
- Guarujá (SP): Unaerp Guarujá;
- Guarulhos (SP): EE Pastor João Nunes;
- Santo André (SP): EE Dr. Celso Gama;
- São Paulo (SP): EE Brigadeiro Gavião Peixoto, Emef Antonia e Artur Begbil, EE Deputado Geraldino dos Santos.
De acordo com o edital complementar, os novos cartões de confirmação serão disponibilizados no sistema do Inep para os candidatos que tiveram os pedidos deferidos.
Gabaritos atualizados
O Inep também divulgou nesta terça-feira (11) os gabaritos finais da aplicação regular da PND 2025, após análise dos recursos sobre as versões preliminares. Após a reaplicação, marcada para 30 de novembro, os novos gabaritos serão publicados a partir de 1º de dezembro de 2025.
Validade do resultado
Para os candidatos com reaplicação aprovada, somente o resultado da nova prova terá validade. O Inep esclareceu que não haverá divulgação do desempenho anterior para quem teve o exame invalidado. Já os participantes afetados pela anulação das provas terão os resultados automaticamente desconsiderados.
A PND não é uma certificação nem um concurso público, mas uma avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a formação e o conhecimento de futuros professores das licenciaturas. O objetivo é auxiliar estados e municípios na seleção de profissionais para suas redes de ensino.
Conhecida como o “Enem dos Professores”, a PND será realizada anualmente como parte do programa Mais Professores para o Brasil, que busca valorizar e qualificar o magistério público no país.
















