20.3 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 22 junho, 2021
InícioMUNDOGoverno reconhece situação de emergência em município cearense

Governo reconhece situação de emergência em município cearense

Situação foi declarada após rompimento de uma tubulação em barragem do Projeto São Francisco; Governo autorizou o repasse de R$ 100,6 mil para assistência às famílias
Por CenarioMT

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) autorizou o repasse de R$ 100,6 mil para assistência a famílias que foram transferidas de suas casas no entorno da Barragem Jati, no Ceará, após o rompimento de uma tubulação da estrutura. O reconhecimento federal de situação de emergência do município foi publicado na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial da União.

A medida foi realizada por procedimento sumário – quando a ocorrência, pública e notória, é considerada de grande intensidade. Assim, para agilizar o atendimento à população, a Defesa Civil Nacional antecipa os trâmites e publica a decisão antes mesmo que as solicitações do município ou do estado sejam oficializadas.


--Continua depois da publicidade--

A Prefeitura de Jati utilizará o recurso para ações de assistência às famílias que – de forma preventiva – foram evacuadas do local. Cerca de 2 mil moradores foram levados para alojamentos na região ou para casas de parentes e amigos em áreas seguras. A previsão é de que o retorno dessas pessoas seja realizado ainda nesta terça-feira (25).

Desde o início da ocorrência, na tarde da última sexta-feira (21), os esforços das autoridades e de equipes técnicas foram voltados à garantia da segurança e preservação de vidas. Seguindo o Plano de Ação Emergencial (PAE) elaborado para a barragem, o MDR decidiu preventivamente pela evacuação. No sábado (22), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve em Jati para acompanhar os trabalhos.

Uma equipe da Defesa Civil Nacional, liderada pelo secretário coronel Alexandre Lucas, também foi designada ao local e permanece na região para auxiliar as ações.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional


--Continua depois da publicidade--

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
Após casos positivos de Covid-19 no quadro de servidores, Fórum de Lucas do Rio Verde suspende atendimento presencial
junho 22, 2021
PLANEJAMENTO
Lucas do Rio Verde inicia série de audiências públicas sobre o PPA
junho 21, 2021