Equipes do Ministério do Meio Ambiente e das Forças Armadas começaram a atuar hoje (25) no auxílio ao combate a incêndios no Pantanal, no estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi uma resposta a um pedido do governador, Reinaldo Azambuja.
Ontem o governante declarou estado de emergência ambiental por 180 dias em razão do alastramento dos fogos. Também foram suspensas as autorizações para queimadas controladas no estado. Segundo o governo estadual, os maiores focos de calor são ao longo do Rio Pantanal, próximo às cidades de Corumbá e Ladário.
Reinaldo Azambuja solicitou apoio operacional nas ações de combate ao fogo, incluindo um helicóptero do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e veículos aéreos do Exército para transporte dos brigadistas.
Os representantes do governo federal se juntam às equipes locais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Ambiental. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
O Exército informou por meio de nota que estabeleceu um Centro de Coordenação no município de Ladário. Foram disponibilizados um helicóptero e um avião. As aeronaves contribuem tanto para despejar águas nos focos de queimada quanto para transportar brigadistas a locais mais difíceis.
- 8,6 mil doses de vacina já foram entregues a Cuiabá e Várzea Grande
- Governo de Mato Grosso vai encaminhar projeto que beneficia aposentados com doenças raras
- Seduc entrega 364 aparelhos de ar condicionado e mobiliário para escolas de Rondonópolis
- Confira o novo calendário para prazo de licenciamento de veículos em MT
- Alunos da escola militar de Rondonópolis ganham 18 medalhas; 4 de ouro
- Sem acordo, Lira cria comissão especial para discutir PEC da imunidade
- Cartilha lista cuidados para retomada das aulas presenciais
- Covid-19: Fiocruz aguarda neste sábado insumo para 12 milhões de doses
- Covid-19: Brasil registra 1.337 mortes; estados anunciam restrições
- Paralimpíada: Rodolpho Riskalla é campeão em provas de adestramento